Como fazer a limpeza correta do ar-condicionado

Como-fazer-a-limpeza-correta-do-ar-condicionado

Com a chegada dos meses mais quentes do ano e com o aumento de temperatura em todo o planeta, o calor chega cada vez mais impiedoso e neste contexto é quase impossível sobreviver sem nosso ar-condicionado de cada dia. Mas você sabe como fazer a limpeza correta do ar-condicionado, evitando que ele promova problemas de saúde, mal funcionamento e gasto excessivo de energia elétrica?

  • Encontre aqui dicas simples e eficazes de como fazer a limpeza correta do ar-condicionado para garantir ambientes frescos e confortáveis, mesmo nos dias mais quentes do verão.

Como fazer a limpeza correta do ar-condicionado, saiba mais

Existem empresas especializadas em limpeza e manutenção de ar-condicionado, contudo, não existe mistério nenhum em fazer a higienização destes equipamentos. Sabendo como fazer a limpeza correta do ar-condicionado, você pode evitar que ele seja um elemento que prejudique a sua saúde e daqueles que você ama.

Como-fazer-a-limpeza-correta-do-ar-condicionado

– É preciso lavar o filtro do ar-condicionado pelo menos uma vez por mês. Verifique no manual de instruções do fabricante como retirar o filtro e quais as recomendações sobre a maneira de lavar o mesmo.

– A poeira e a umidade que ficam acumuladas no filtro do ar-condicionado criam um ambiente propicio para o desenvolvimento de fungos e bactérias que são os responsáveis por causar diversos tipos de alergias, doenças respiratórias, irritação nos olhos e na garganta, assim como a disseminação de odores desagradáveis no ambiente.

– Recomenda-se que seja feita uma limpeza minuciosa no aparelho pelo menos uma vez por ano, neste caso deve-se contratar mão de obra especializada. O valor da higienização do aparelho depende do tamanho e modelo do ar-condicionado, geralmente os valores praticados no mercado gira em torno de R$150,00 o serviço leva em média 45 minutos e pode ser feito in loco.

Saiba como manter uma boa qualidade do ar em sua casa

Como fazer a limpeza correta do ar-condicionado

Alguns cuidados básicos garantem a qualidade do ar nos mais diversos ambientes da casa, veja:

  • Não se deve em hipótese nenhuma fumar em um ambiente com ar-condicionado.
  • Renove o ar do ambiente deixando janelas abertas quando o aparelho não estiver ligado.
  • Evite varrer e espanar a poeira dos móveis com o ar-condicionado ligado.
  • Evitar plantas em excesso no ambiente pois a umidade da terra colabora para a infestação de microrganismos.
  • Retire e lave o filtro do aparelho pelo menos uma vez a cada 30 dias.
  • Quando houver alguma obra ou reforma no ambiente, mantenha o ar-condicionado desligado e preferencialmente isolado com plástico para evitar contaminação.

Como-fazer-a-limpeza-correta-do-ar-condicionado

Para poder contar com o ar-condicionado funcionando perfeitamente nos dias e noites mais quentes, faça a limpeza mensal e a higienização profunda anual. Assim o aparelho terá seu tempo de vida prolongado e sua casa contara com ar de qualidade.

Agora que você já sabe como fazer a limpeza correta do ar-condicionado, mantenha-o sempre higienizado e fique livre das doenças que ele pode oferecer.

Compartilhe

Comentários do Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *