Limpeza de piscina passo a passo

Limpeza-de-piscina-passo-a-passo

Nada mais gratificante que um mergulho em uma piscina com água límpida e refrescante. Mas para isso é preciso fazer uma manutenção periódica e o tratamento da água deve ser prioritário. A boa qualidade da água permite que você e sua família tenham momentos de relaxamento e diversão sem trazer prejuízo para a saúde de ninguém. Neste artigo você vai encontrar dicas básicas sobre a limpeza de piscina passo a passo.

Limpeza de piscina passo a passo, saiba mais

Ao contrário do que se pensa limpar a piscina não é uma tarefa das mais simples, a maioria das pessoas acreditam que limpar a superfície da água com um tipo de peneira para retirar folhas, ciscos e insetos já é o suficiente, mas não é bem assim.

Limpeza-de-piscina-passo-a-passo

  • Não se assuste, não há mistério no processo de higienização da piscina, mas é preciso seguir alguns passos para que a limpeza seja feita de maneira correta.

Quais são os materiais necessários para limpeza de piscina passo a passo?

É preciso ter em mãos alguns equipamentos e produtos para realizar a limpeza da piscina, veja quais são eles:

  • Aspirador para piscina.
  • Cloro.
  • Decantador de piscina.
  • Escova macia.
  • Peneira com cabo longo.
  • Vassoura.

Separe todos estes itens para iniciar a higienização da piscina e depois de tudo limpinho, se dar o prazer de um delicioso mergulho.

Veja o passo a passo para a limpeza da piscina como fazer:

Limpeza-de-piscina-passo-a-passo

– Limpe a área que circula a piscina: antes de iniciar a limpeza interna é preciso fazer uma varredura na parte externa em volta da piscina. Retire a sujidade promovida pelo vai e vem das pessoas, animais de estimação e vento.

– Higienize os filtros: faça a limpeza do filtro que fica na lateral da piscina, este dispositivo é o responsável por captar a sujeira que fica na superfície da água, como folhas, ciscos e pequenos insetos. A limpeza da coadeira deve ser feita manualmente. Neste momento também se faz a higienização do pré-filtro da motobomba, porém o equipamento precisa ser desligado.

– Escovação: faça a escovação do revestimento da piscina, esta limpeza deve ser feita em qualquer tipo de revestimento para retirada de algas e outros tipos de resíduos. Esse processo vale para piscinas revestidas com azulejos, pedras, pastilhas, madeira, fibra e vinil.

– Peneira: passe a peneira na superfície da água para retirar as impurezas e sujidade, como folhas, insetos, entre outros. Opte pelas peneiras com as fibras bem fechadas para garantir uma maior eficiência.

– Aspiração da piscina: esta é a fase mais demorada, é preciso fazer a aspiração com cuidado para que a limpeza seja feita corretamente. Muitas vezes é preciso utilizar o decantador para solidificar a sujidade e facilitar a aspiração.

Limpeza de piscina passo a passo

– Tratamento químico: para finalizar a limpeza e garantir a qualidade da água é preciso realizar o tratamento químico da mesma. Para isso é preciso ter em mãos o equipamento para medir a alcalinidade e o PH da água, caso necessário deve se fazer a correção. Aplique o cloro para deixar a água tratada e livre de microrganismos que podem trazer malefícios para a saúde.

Agora que você já sabe como fazer a limpeza da piscina passo a passo e como fazer para deixar a água limpa e própria para o banho chegou a hora de colocar a mão na massa. Depois é só desfrutar do privilégio de ter uma bela piscina em casa.

Compartilhe

Comentários do Facebook:

One Response to Limpeza de piscina passo a passo

  1. Théo disse:

    Ótimas dicas, toda ajuda é bem vinda e certamente ajudará muita gente. Parabéns pela iniciativa. Sucesso!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *