Como escolher o tapete ideal para minha sala?

Como-escolher-o-tapete-ideal-para-minha-sala

São tantos modelos, estilos, cores, estampas, desenhos e tamanhos que realmente a tarefa de escolher um tapete pode ser até um pouco complicada, mas não é impossível. E você pode se pegar fazendo a seguinte pergunta: como escolher o tapete ideal para minha sala? Para te auxiliar na escolha correta separamos algumas dicas úteis, assim você vai se sentir mais segura no momento de investir em um tapete para sua sala.

Por que investir em tapetes?

O tapete agrega valor à sua decoração além de deixá-la ainda mais aconchegante e personalizada.

São inúmeras as vantagens de investir em um tapete, entre elas podemos destacar:

  • Os tapetes tornam os ambientes aquecidos.
  • Auxiliam no isolamento acústico.
  • Protegem o piso evitando manchas e arranhões.
  • É um excelente objeto de decoração.
  • Tem um excelente custo x benefício.
  • São peças versáteis.
  • Unem cores e texturas.
  • Harmonizam a decoração.
  • Os tapetes podem ser utilizados como delimitadores de espaços em ambientes.

Como-escolher-o-tapete-ideal-para-minha-sala

Quais são as principais matérias primas usadas nas confecções dos tapetes?

São muitos os tipos de matérias primas utilizadas na confecção dos tapetes, entre eles podemos citar:

  • Sisal.
  • Algodão.
  • Lã ovina.
  • Poliéster.
  • Couro bovino.
  • Polipropileno, entre outros.

Vale ressaltar que os tapetes artesanais agregam ainda mais valor à decoração.

Como-escolher-o-tapete-ideal-para-minha-sala

Como escolher o tapete ideal para minha sala?

Os tapetes são usados nas decorações em todo o mundo, por serem versáteis podem compor a decor de todos os ambientes da casa, quartos, cozinha, sala de estar e jantar, lavabo, lavanderia, hall de entrada, etc.

Veja agora as 5 dicas incríveis de como escolher o tapete ideal para sua sala:

Deixe para escolher o tapete depois que toda a decoração da sala já estiver definida. Assim a peça vai compor o ambiente com harmonia. Uma dica que deve ser observada sempre, se o sofá for liso, o tapete pode ter cores e estampas. Caso o sofá seja listrado ou tenha algum tipo de estampa, opte pelo tapete liso e com cores neutras.

É preciso saber se o tapete vai ser utilizado para compor a decoração de maneira discreta ou se ele será o elemento principal da sua decor. Caso a intenção é dar um toque final na decor, opte por cores neutras, neste caso as peças confeccionadas com fibras naturais são uma boa opção. No caso de um tapete como elemento principal de decoração você pode apostar em cores mais vibrantes, mas sempre com muito bom gosto.

O material com o qual o tapete é confeccionado deve ir de acordo com o estilo de decoração proposto para a sua sala. Vale pensar na facilidade da limpeza e manutenção da peça, durabilidade, verificar se o material é antialérgico, antiderrapante, entre outros detalhes.

Como escolher o tapete ideal para minha sala?

No momento da compra lembre-se que o tapete deve ficar acomodado debaixo dos móveis, por isso deixe uma margem de 15 cm. O tapete deve ser colocado sob os sofás, cadeiras e mesas de centro, assim ele vai se manter esticado, evitando acidentes. O correto é que o tapete abrace o ambiente onde foi colocado.

Quanto ao formato do tapete ele deve acompanhar o formato da sala onde vai ser colocado. Ou seja, retangular para salas retangulares e quadrado para ambientes neste formato. De toda maneira ele tem que ser disposto no ambiente de forma elegante, trazendo conforto ao mesmo.

Como escolher o tapete ideal para minha sala? Com estas dicas ficou bem mais fácil e você vai ter uma decoração personalizada e sofisticada.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *