Como lavar o tapete

Como lavar o tapete

Como lavar o tapete? Você sabe como lavar o tapete de maneira correta e eficaz contribuindo para a conservação do mesmo? Pois nem sempre a forma que adotamos para lavar o tapete é a mais adequada. Encontre neste artigo dicas valiosas de como lavar o tapete, sem correr o risco de danifica-lo ou deixa-lo com odor desagradável. A higienização correta do tapete é essencial para a saúde daqueles que usufruem do ambiente onde ele foi colocado. Por isso além da estética é muito importante mantê-lo limpo.

Veja aqui como lavar o tapete sem erro

Os tapetes trazem aconchego e beleza para os ambientes onde são colocados. Seja qual for o estilo da sua decoração, você sempre vai encontrar um belo tapete para compor sua decor. Por isso o mercado oferece uma infinidade de modelos com diversos tamanhos e padronagens. As dicas de como lavar o tapete, vão te auxiliar a fazer a higienização correta de suas peças.

Como lavar o tapete

  • Utilize o aspirador de pó para fazer a limpeza primária. O aspirador de pó vai retirar toda a poeira, areia e terra. Assim fica mais fácil lavar o tapete. O acumulo de poeira e gordura danificam o tapete. Para a melhor manutenção e conservação dos seus tapetes, passe o aspirador de pó pelo menos uma vez por semana.
  • Escolha um local ao ar livre para lavar o tapete, preferencialmente bem arejado, o ideal é fazer a lavagem do tapete no quintal ou no terraço.
  • A solução ideal para lavar o tapete é composta por água, detergente neutro e vinagre. Para cada 20 litros de água use duas colheres de sopa de detergente e uma xícara de chá de vinagre. O vinagre impede que o tapete fique com odor desagradável.
  • Espalhe a solução de água, detergente e vinagre uniformemente sobre todo o tapete. Use uma escova macia para esfregar o tapete, sem aplicar muita força. Não é aconselhável utilizar a vassoura para lavagem do tapete.
  • Enxague o tapete com água em abundância até ter certeza que todo o sabão foi retirado.
  • Coloque o tapete para secar a meia sombra, os tapetes não podem ser colocados direto sob o sol, pois as fibras dos mesmos podem ser danificadas. O sol também pode manchar a peça.
  • Dependendo do modelo e do tamanho dos fios do tapete ele pode levar até mais de um dia para secar.

Como lavar o tapete

  • No caso dos capachos, eles podem ser lavados da mesma maneira, porém pode ser usado uma escova com cerdas mais duras.
  • Jamais utilize produtos à base de cloro para lavar o tapete. Este tipo de produto mancha e destrói as fibras da peça. Desinfetantes e outros produtos de limpeza também devem ser evitados.
  • Assim que o tapete estiver seco coloque-o em seu devido lugar. Agora limpo e livre de impurezas, o tapete vai deixar o ambiente ainda mais confortável e belo.

Estas dicas simples e úteis de como lavar o tapete, vão te auxiliar a conservar e manter sua peça sempre limpa garantindo a durabilidade da mesma.

Compartilhe

Comentários do Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *