Orquídeas – Como cultivá-las passo a passo

flor-orquidea

Impossível não render-se a beleza das orquídeas, com cores e flores exuberantes se tornaram objeto de desejo de centenas de milhares de pessoas em todo o mundo. Embora bastante frágeis cultivar orquídeas é bem mais fácil e pratico do que pode parecer. Neste artigo você vai aprender passo a passo como cultivar orquídeas e ter um belo orquidário todo seu.

  • Orquídeas Brasileiras.

Em sua grande maioria a orquídea originaria do Brasil é epífita, ou seja, crescem presas as árvores, porém não as usam como sua fonte de alimentação. As raízes das orquídeas tem apenas a função de fixar a planta junto à árvore.

Orquídeas-Brasileiras

  • Como escolher as espécies de orquídeas?

Dê preferência às espécies da sua região. Como as orquídeas florescem no máximo 02 vezes ao ano, o ideal é ter varias espécies de orquídeas, pois o ciclo de floração costuma ser diferente assim você terá flores mais vezes ao ano.

Como-escolher-as-espécies-de-orquídeas?

  • Como conseguir as mudas para iniciar meu cultivo?

Infelizmente nossas orquídeas foram rudemente lapidadas em nossas matas nas ultimas décadas por mateiros e colecionadores inescrupulosos, por tais motivos não adquira e nem retire mudas oriundas de nossas matas. Opte pela compra de mudas em casas especializadas ou de orquidófilos que tenham mudas disponíveis.

Como-conseguir-as-mudas-para-iniciar-meu-cultivo?

  • Como irrigar as orquídeas?

O correto é manter o vaso úmido, não encharcado. É mais fácil matar sua orquídea “afogada”, por isso molhe abundantemente 02 ou 03 vezes por semana, observando sempre se a água escorreu totalmente, jamais deixe pratinhos por baixo do vaso, pois pode causar o apodrecimento das raízes.  Nos outros dias da semana apenas pulverize as folhas pela manhã e a tarde.

Como-irrigar-as-orquídeas?

  • Qual a luminosidade ideal para as orquídeas?

Cuide para que seu orquidário seja instalado em um local iluminado, para que suas orquídeas sejam banhadas pelo sol da manhã até no máximo as 09:00 horas, ou no fim da tarde após as 16:00 horas.  Se as orquídeas não tomarem sol elas não florescem. Você pode fixar as orquídeas em arvores, porem meia sombra e quando elas florescerem não pode ser retirado do lugar para coloca-las dentro de casa.

Qual-a-luminosidade-ideal-para-orquídeas?

  • Ventilação.

Mantenha as orquídeas em local bem ventilado, porém fora do alcance de ventos fortes.

Ventilação-orquideas

  • Como adubar corretamente as orquídeas?

Utilize adubos líquidos foliares, que são encontrados facilmente nos supermercados e casas especializadas. Adicione algumas gotas do adubo na água com a qual você vai pulverizar, privilegiando sempre a parte inferior das folhas de sua orquídea, onde se encontram os estômatos responsáveis pela absorção de água e nutrientes.

Como-adubar-corretamente-as-orquídeas?

  • Como cuidar das pragas e doenças?

Se suas orquídeas forem bem cuidadas elas certamente serão bem mais resistentes a pragas e doenças. Se suas orquídeas não ficarem expostas a umidade dificilmente fungos vão ataca-las. Os maiores inimigos das orquídeas são as cochonilhas, eles sugam a seiva da planta e se houver uma infestação pode aniquilar seu orquidário. Se possuir poucas plantas pode cata-los manualmente, porém se você tiver um maior número de plantas deverá utilizar defensivos, preferencialmente os naturais para que não prejudique o meio ambiente e sua saúde.

Como-cuidar-das-pragas-doenças-orquideas

  • Nomeie suas espécies.

Utilize plaquetas para nomear as suas espécies, ou atribua um código alfanumérico para facilitar a identificação caso sua coleção seja maior. Crie o habito de anotar as datas da floração de cada uma de suas orquídeas, assim caso um ano depois não aconteça à floração é sinal de que pode haver algo de errado com elas. É um sinal de alerta: examine as condições de luminosidade, irrigação e adubação.

Nomeie-suas-espécies-orquideas

  • Orquidófilos.

A melhor maneira de obter informações e trocar experiências é nas várias associações de orquidófilos.

Verifique se na sua cidade possui uma associação para que você possa tirar todas as suas dúvidas com os colecionadores mais experientes. Geralmente nas associações você também tem acesso a agendas de exposições e palestras a respeito do cultivo de orquídeas.

Orquidófilos

As orquídeas despertam nossos sentidos nos remetendo ao belo e ao natural. São apaixonantes e dificilmente não nos rendemos as orquídeas. Espero que neste artigo você tenha encontrado informações uteis sobre o cultivo das orquídeas. Deixe seus comentários ou nos conte suas experiências com as orquídeas.

Compartilhe

Comentários do Facebook:

One Response to Orquídeas – Como cultivá-las passo a passo

  1. Thanks for your marvelous posting! I actually enjoyed reading it, you happen to be a great author.I will be sure to bookmark your blog and will come back from now on. I want to encourage one to continue your great job, have a nice holiday weekend!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *