Cuidar de begônias no vaso é terapêutico e uma maneira de ter plantas sempre bonitas para decorar sua casa. A begônia é uma flor admirada e cultivada no mundo todo. No Brasil também é muito procurada nas floriculturas, sendo uma das mais vendidas no país. Nativa de regiões tropicais e subtropicais, ela possui mais de mil espécies.
Seu nome foi dado por um monge botânico francês em homenagem a Michel Begón, entusiasta em botânica e governador de São Domingo no Caribe.
Como cuidar de begônias no vaso?
Para cuidar de begônias é preciso estar atento a alguns detalhes, as begônias são plantas muito belas, porém sensíveis, seguindo as dicas a seguir você vai garantir uma planta bonita e saudável.
Como plantar begônias em vaso
Ao plantar e cuidar de begônias no vaso é preciso saber que não são todas as espécies desse gênero que se adequam ao plantio em vaso.
Em suma, algumas das indicadas para vasos: a begônia sarmentosa; begonia olmo, e as duas mais conhecidas e indicadas: begônia prateada ou begônia folha, e a begônia semperflores.
Begônia Prateada
A begônia prateada é nativa do Brasil, é uma planta perene, que dura por muito tempo, pode chegar até a um metro de altura.
Tem hastes eretas, espessas, pouco ramificadas, suas folhas são carnosas, côncavas e com margens onduladas revestidas por finos pêlos brancos, com flores brancas aromáticas, florescem na primavera e verão.
Fica muito bonita combinada com suculentas e cactos no mesmo ambiente, tanto interno quanto externo.
Begonia Semperflorens
Também conhecida como begônia de flores perenes, é a flor de maior procura desse gênero.
Essa grande procura é por ter uma floração durante todo o ano e durabilidade de suas flores, pode atingir até trinta centímetros de altura.
Originária da América do Sul, possui folhas verdes brilhantes e flores pequenas e delicadas em tons de rosa, vermelho, branco ou amarelo.
É muito utilizada na decoração de eventos, como festas e casamentos, pela sua beleza e durabilidade.
O solo para cuidar de begônias no vaso
O solo para plantar as begônias em vasos deve ser composto em parte por terra e areia, para facilitar a drenagem, e adubo, podendo ser esterco de gado ou húmus de minhoca.
É muito importante que o vaso escolhido tenha furos embaixo para facilitar a drenagem.
A rega das begônias
Para garantir flores bonitas e saudáveis em vasos essa é uma parte muito importante no processo, a rega deve ser feita de quatro em quatro dias.
No entanto, a rega poderá ser em maior frequência nos dias quentes, observe o solo para saber se ele está seco, mas a água em excesso pode levar a podridão das raízes.
Tome cuidado para regar a planta diretamente no solo, suas flores e folhas são sensíveis e podem cair se a rega for feita sobre elas.
Como adubar begônias
As begônias devem ser adubadas a cada sessenta dias.
Para isso, cubra a região em cima da planta com 2 cm de substrato rico em matéria orgânica, retire as folhas e galhos secos.
Lembrando que se as folhas apresentam coloração amarronzada é sinal de que o solo precisa de mais umidade.
Replantar as plantas a cada dois anos favorece o crescimento e a saúde das folhas e flores.
Local para manter as begônias
A iluminação é um fator importante, a planta deve estar disposta em um ambiente onde receba bastante luz natural, tome cuidado para que não tenha corrente de ar forte evitando a queda das flores.
Ela não suporta temperaturas baixas, o ideal é uma faixa de temperatura que varie de 20 a 28 graus.
A importância das begônias
As begônias além de charmosas e de grande durabilidade são muito importantes para o meio ambiente.
Afinal, são essas plantas que podem filtrar gases como benzeno e tolueno, contribuindo para trocas gasosas positivas.
Cuidar de begônias em vasos significa trazer bons fluidos para seus ambientes, tanto em casa como no trabalho, a planta é sinônimo de felicidade, prosperidade, cordialidade e delicadeza.