Quais os tipos de cactos pequenos? Como cultivá-los e muito mais para você que gosta dessa planta que cativa. Os cactos são encantadores, e com a sua resistência se adaptam facilmente a ambientes áridos. São excelentes opções para quem não possui muito espaço, mas não abre mão de cultivar alguma plantinha em casa.
Existem muitas espécies de cactos com fácil cultivo e manutenção, mas aqui vamos descrever alguns, considerados pequenos.
Tipos de cactos pequenos – Mammilaria
Sem dúvida, entre as espécies de cactos pequenos, está o Mammilaria.
Este cacto que é nativo do México, e na grande maioria das vezes, é a espécie de entrada para aqueles que despertam interesse em mini cactos, pela facilidade em cultivá-los.
Se caracteriza por ter formas globulares e são espinhosas.
No entanto, dentro desse gênero existem várias espécies e sua floração é no topo da planta.
As flores são deslumbrantes com uma extensa tabela de cores, pode ser também coberta de pelos, que a ajudam no controle da temperatura aliado a sua respiração noturna evitando a evaporação da sua umidade interna.
Tipos de cactos pequenos – Echinopsis
Outro tipo de cacto pequeno comum é o Echinopsis, de incidência na américa do sul, pode variar 128 espécies dentro do seu gênero, que tem forma cilíndrica ou globular.
São cactos que se desenvolvem rapidamente e possuem grandes flores que exalam um doce perfume.
Ele pode florescer a noite e produzir diversas vezes ao longo da estação. O cacto ouriço (echinocereus triglochidiatus) é o mais comum entre eles, suas flores tem formato de taça com cores que variam do vermelho ao rosa.
Por ser um cacto pequeno, o mais adequado é cultivá-lo em recipiente.
Lembrando que este cacto, se desenvolve com facilidade em ambientes com temperaturas mais baixas, de 10 a 12 graus, pois ao revés do que muitos pensam, não é um cacto do deserto, mas sim da montanha.
Tipos de cactos pequenos – Gymnocalycium
O Gymnocalycium é uma ótima opção para quem quer iniciar no cultivo, pois são cactos bastante tolerantes e se adaptam a diferentes condições de luz.
Em suma, essa característica faz deste gênero de cacto pequeno uma excelente opção para decorar jardins internos com sombra e varandas com pouca luminosidade.
É um gênero nativo da américa do sul, de incidência mais comum no Brasil, contém cerca de 70 espécies.
Sua forma é arredondada, seus espinhos são curtos e densos com fácil floração, suas flores possuem cores vibrantes.
Tipos de cactos pequenos – Rebutia
Entre os gêneros de cactos pequenos também encontramos o Rebutia, que engloba uma gama de mais de cem espécies.
Este cacto que prefere ambientes internos com luz indireta é compacto, e normalmente de forma esférica.
Suas flores aparecem de forma exuberante e podem ser rosas, vermelhas ou laranjas.
Além de ser um gênero de fácil cultivo, há a superstição de que ele absorve as energias ruins dos ambientes da casa, uma ótima escolha para quem deseja ornamentar e purificar o lar.
Tipos de cactos pequenos – Astrophytum
Se destacando por sua aparência única, o Astrophytum é um cacto que chama a atenção de colecionadores, possui características exóticas, muitas vezes com estrias ou manchas e se reproduz facilmente.
Costuma ter flores amarelas ou brancas com uma aparência exuberante.
Beneficios ao cultivar cactos pequenos
Um dos maiores benefícios de se cultivar espécies de cactos pequenos em casa é que eles precisam de poucos cuidados para se manterem lindos durante todo o ano.
Além disso, ainda absorvem a umidade do ar, deixando-o mais leve e também absorvem as energias eletromagnéticas dos eletrodomésticos.
Eles podem ser mantidos em locais fechados ou abertos, ideal que tenham acesso à luz do sol.
E mesmo que sejam bem cuidados, não fique chateado se eles não florescerem logo, cactos podem levar anos para nos agraciar com suas exuberantes flores, enquanto muitos nunca florescerão.