Como escolher uma panela de arroz pode parecer simples, mas, se você não tem experiência, conhecer alguns critérios vai ajudar nessa hora. O arroz é um dos alimentos mais populares e básicos, mundialmente consumido, especialmente em países da Ásia, América Latina e partes da África.
No arroz, encontramos um bom volume de carboidratos, o que garante energia e saciamento, é por isso que desempenha um papel fundamental na alimentação de bilhões de pessoas.
Há quem prefira o arroz puro, outros com misturas, mas quando o assunto é preparar o arroz, a opinião é unânime, precisamos de uma boa panela.
Como escolher uma panela de arroz?
Para acertar na panela de cozinhar arroz, temos que saber como escolher. A seguir, algumas dicas para essa tarefa.
O que considerar na hora de escolher uma panela de arroz?
Quantidade de arroz
A capacidade é um fator importante na hora de escolher panelas em geral, e não será diferente na hora de escolher uma panela para preparar arroz.
Panelas de arroz vêm em uma variedade de tamanhos, geralmente, as capacidades variam de 3 a 10 xícaras de arroz cru, então escolha uma que atenda às suas necessidades.
Funcionalidades e programações
As funcionalidades extras das panelas de arroz, como configurações programáveis de tempo, aquecimento automático, funções de cozimento de outros alimentos, ou mesmo a possibilidade de cozimento de legumes por vapor, são bem importantes de considerar na hora de escolher uma panela.
Nas configurações de cozimento, por exemplo, a função de pré-programação para diferentes tipos de arroz, como arroz branco, arroz integral, arroz glutinoso, entre outros, vai garantir o alimento cozido uniformemente.
Já na função “aquecimento automático”, após o arroz ser cozido, é possível mudar para o modo “aquecimento”, sem queimar.
Outras funções como: medição de água, temporizador programável, função de vaporização são diferenciais que algumas marcas podem oferecer.
Ainda, algumas panelas de arroz também podem ser usadas para vaporizar legumes, peixes, frango e outros alimentos, oferecendo uma funcionalidade adicional além de simplesmente cozinhar arroz.
Material de fabricação
O material da panela influência na durabilidade, no tempo de cozimento e na limpeza, facilitando-a ou dificultando-a.
Panelas de arroz são feitas de diferentes materiais, incluindo alumínio, aço inoxidável, vidro e cerâmica.
Lembrando que o alumínio é um metal reativo e pode interferir no cozimento de certos alimentos, especialmente aqueles ácidos ou alcalinos, levando a alterações no sabor e na cor dos alimentos. Já o aço inoxidável tem alta durabilidade e é fácil de limpar.
Panelas de cerâmica não são tão reativas, portanto, não interferem no sabor dos alimentos, assim como as antiaderentes e as de vidro.
Mas ainda temos as panelas elétricas de arroz, as quais cozinham por indução. São panelas que oferecem ajuste de temperatura, programas de cozimento, e indiferente do tipo de arroz, sempre fica no ponto certo.
Escolha pela marca
Marcas conceituadas como Tramontina, Panelux, Brinox e Rochedo oferecem excelentes opções em panelas para cozinhar arroz e outros alimentos.
No entanto, em se tratando de panela elétrica de arroz, o mercado tem muitas opções e entre as principais temos: Electrolux, Britânia, Black + Decker, Mondial, entre outras.
Embora existam várias marcas disponíveis, para facilitar sua vida na hora de escolher uma panela de arroz, opte por uma marca confiável e com boa reputação.
Leia as avaliações, se informe sobre a garantia, capacidades disponíveis e funções possíveis.
Por fim, avalie seu orçamento para escolher a panela certa que atenda suas necessidades e pronto, agora é só preparar seu arroz preferido na sua panela nova!