Iluminar o jardim gastando pouco é possível, mas, você precisa levar em condição alguns pontos para que não fuja do orçamento. Veja a seguir algumas dicas para criar uma atmosfera encantadora e acolhedora em seu jardim sem gastar muito dinheiro.
Como iluminar o jardim gastando pouco?
O primeiro passo para iluminar o seu jardim gastando pouco é planejar certos pontos do projeto com cuidado.
Ou seja, comece identificando primeiro as áreas-chave que você deseja iluminar, e considere como a luz será distribuída.
Depois, a recomendação é concentrar-se nas áreas de destaque, como caminhos, áreas de estar e pontos focais, como árvores ou esculturas.
Iluminação solar
Uma das opções mais econômicas para iluminar o jardim é “usando” um recurso para lá de natural: a luz solar.
Instalando luminárias solares, você vai absorver energia durante o dia, fazendo elas acenderem automaticamente à noite.
E o melhor: elas são fáceis de instalar, não requerem eletricidade e não aumentarão sua conta de energia.
Por fim, certifique-se de colocá-las em locais que recebam bastante luz solar durante o dia para garantir um desempenho ideal à noite.
Reutilize materiais e luminárias antigas
Outra forma de iluminar o jardim gastando pouco é reutilizar materiais e luminárias antigas.
Por exemplo, você pode transformar latas de metal em luminárias de chão decorativas ou usar potes de vidro como lanternas.
Além disso, luminárias antigas ou peças de iluminação que não estão mais em uso podem ser restauradas e adaptadas para o seu jardim.
Use lâmpadas LED de baixo consumo
As lâmpadas LED também são opções econômicas quando se trata de iluminação de jardim.
Eficientes e com vida útil mais longa, elas consomem menos eletricidade em comparação às lâmpadas tradicionais.
Além disso, as lâmpadas LED estão disponíveis em uma variedade de cores e intensidades para atender às suas necessidades, e você poderá escolher aquelas que melhor agrada seu gosto.
Use iluminação de corda e fio de luz
Uma opção econômica para iluminar o jardim é o uso de cordas e fios de luz, que podem criar uma atmosfera bem bonita em seu espaço.
Você pode pendurá-las entre árvores, ao longo de cercas ou mesmo em varandas, que o resultado vai ficar muito bom.
Mas, quais lâmpadas usar?
As do tipo LED de baixo consumo são as ideais para essas cordas, já que proporcionam uma iluminação suave.
Iluminação de velas e lanternas
Velas e lanternas são opções de iluminação extremamente econômicas e ainda garantem uma atmosfera acolhedora e romântica ao jardim.
Você pode, por exemplo, usar velas em potes de vidro, lanternas decorativas ou até mesmo criar lanternas de papel.
No entanto, tome precauções ao usar velas ao ar livre, como evitar áreas de grama seca, e colocá-las em suportes à prova de vento.
Isso evitará acidentes graves, especialmente em locais com materiais propensos a pegar fogo mais rápido, como a madeira.
Faça manutenção regular
Por último, e não menos importante, realizar manutenções regulares em suas luminárias de jardim pode prolongar sua vida útil.
Uma das dicas, nesse caso, é limpar as lâmpadas e luminárias regularmente para garantir que a luz seja emitida de forma eficaz.
Também recomendamos que você substitua lâmpadas queimadas imediatamente para evitar o desperdício de energia.
Ou seja, como deu para perceber, iluminar o jardim gastando pouco é possível, mas, precisa ter um planejamento cuidadoso, escolher bem o tipo de iluminação e dar, sempre que possível, toque de criatividade.
Portanto, mãos à obra e transforme o seu jardim em um oásis de luz e beleza sem gastar uma fortuna, seja usando o espaço para entretenimento, trabalho, ou outras finalidades.