Existem diferentes tipos de travesseiros para bebê, os quais são projetados especificamente levando em consideração, especialmente, a sua segurança e o seu conforto. Para facilitar nessa escolha, que é importantíssima, aqui estão alguns tipos comuns.
Tipos de travesseiros para bebê planos
Esses itens possuem uma superfície plana e são projetados para bebês recém-nascidos.
Eles são geralmente feitos de materiais macios, como algodão, e são recomendados para ajudar a manter a cabeça do bebê alinhada durante o sono.
É uma das melhores opções em se tratando de conforto.
Tipos de travesseiros para bebê anti-refluxo
Esses travesseiros são projetados com uma inclinação para elevar a cabeça do bebê e ajudar a prevenir o refluxo gastroesofágico.
Eles são recomendados para bebês que têm problemas de refluxo ácido ou para aqueles que têm dificuldade em dormir deitados planos.
Ou seja, esse item pode ser usado só por um certo período de tempo se o bebê estiver com esse problema, ou um período mais prolongado em casos mais graves.
Tipos de travesseiros para bebê de posicionamento
Esses travesseiros são usados para ajudar a posicionar o bebê de maneira segura e confortável durante o sono.
Eles podem ter formas específicas para fornecer suporte para a cabeça, pescoço e costas do bebê, prevenindo a chamada síndrome da cabeça chata (plagiocefalia posicional).
E, claro, esse tipo de travesseiro também é altamente recomendado para dar mais conforto para o neném a qualquer hora do dia.
Tipos de travesseiros para bebê de transição
Esses travesseiros são projetados para ajudar a transição do bebê de um berço para uma cama maior, podendo ser utilizado a depender do desenvolvimento da criança.
Eles são geralmente maiores que os travesseiros para recém-nascidos e fornecem um pouco mais de suporte do que o normal, mas ainda são macios e confortáveis.
Considere ter esse travesseiro ainda nos primeiros meses do bebê, já que existem muitos que já começam a arriscar os primeiros passos muito cedo.
Quais os cuidados com travesseiros para bebê?
Os travesseiros para recém-nascidos requerem cuidados especiais para garantir a segurança e o conforto do seu filho, como, por exemplo:
-
Idade adequada
Introduza o uso de travesseiros somente quando seu bebê atingir a idade recomendada.
Normalmente, a maioria dos especialistas sugere o uso deles após o primeiro ano de vida, quando o bebê tem força suficiente no pescoço para levantá-lo por conta própria.
-
Mantenha o travesseiro limpo
Lave regularmente esse item para manter a higiene, e verifique atentamente as instruções de lavagem do fabricante para garantir que você esteja seguindo as recomendações corretas.
-
Material seguro e respirável
Escolha travesseiros feitos de materiais seguros e respiráveis, como algodão orgânico, para minimizar o risco de alergias ou até mesmo superaquecimento, deixando a criança desconfortável.
-
Evite objetos soltos próximos dos travesseiros
É importantíssimo evitar objetos soltos no berço junto com o travesseiro, como cobertores ou brinquedos de pelúcia, para reduzir o risco de sufocamento ou asfixia.
-
Supervisão constante
Mantenha sempre um olhar atento enquanto o bebê estiver usando o travesseiro.
Veja, por exemplo, se ele está posicionado corretamente e observe qualquer sinal de desconforto ou dificuldade respiratória.
É importante lembrar que, segundo as diretrizes de segurança do sono para bebês, é recomendado que eles durmam em uma superfície plana e firme, sem travesseiros.
Ou seja, somente depois de atingirem uma idade em que possam se mover com facilidade e mudar de posição, os travesseiros para bebês devem ser introduzidos sob a orientação do pediatra.
Com essas dicas, tenha mais segurança na hora de escolher os travesseiros para bebê.