Está sofrendo com vazamento no teto do banheiro? De fato, este é um problema que não resolvido, pode se tornar grave. Veja algumas soluções. Qualquer situação que envolva vazamento gera uma série de problemas e também despesas. Ainda mais quando o problema de vazamento é em imóveis localizados em prédios, como os apartamentos.
Entre as complicações geradas por vazamentos, temos os danos às estruturas e as partes externas.
O reboco, bem como os acabamentos e pintura sofrem danos visíveis, necessitando reparos profundos, que poderão ser caros.
Vazamento no teto do banheiro – o que fazer?
Certamente, vazamentos em banheiros de apartamentos acabam causando uma grande dor de cabeça.
Diferente de uma casa, banheiros de apartamento de prédios, tem uma estrutura ampla de canos, tubulações, válvulas, recursos que passam por paredes e teto, de fato, criando um complexo sistema.
Quais são as causas que acabam resultando em vazamentos?
Em síntese, os maiores causadores de vazamentos são os entupimentos, prejudicando o fluxo de água e a eliminação de detritos.
Por exemplo, um cano obstruído acaba sofrendo pressão e consequentemente pequenas rupturas na estrutura, causando vazão de líquidos.
Nas conexões de canos, também chamadas de “juntas”, particularmente de PVC, também podem acontecer pequenos ou grandes vazamentos.
Outra situação que merece atenção no caso de vazamento no teto do banheiro são as rachaduras.
As rachaduras no teto ou em paredes, podem sugerir infiltrações e às vezes o vazamento de água entre elas está acontecendo a algum tempo.
Além disso, problemas em ralos são fortes causadores de vazamentos em tetos de banheiros.
De fato, um ralo seco, normalmente em banheiros, não utilizados com frequência, pode sofrer rachaduras e por isso acontece o vazamento.
Quando existe suspeita de vazamento no teto do banheiro?
A característica principal de um vazamento são as manchas. Essas manchas podem ter o aspecto de mofo, indicando que o vazamento está acontecendo a algum tempo.
Quando o teto do banheiro é revestido em gesso, ele tende a furar devido à umidade por conta do vazamento.
A tinta solta (descamação) também é um indício de vazamento, mas em algumas situações o problema pode ser grave e então, gotas de água acabam saindo do teto.
Como resolver o vazamento no teto do banheiro?
Sem dúvida, identificando qual é a origem do vazamento você tem o caminho para resolvê-lo. No entanto, cada problema requer uma solução.
Neste caso, se o vazamento for por conta de rachaduras, seja na tubulação ou mesmo nas emendas, será necessária a substituição imediata da peça comprometida.
Em casos de problemas em ralos, igualmente deverá acontecer a substituição da peça.
Lembrando que em banheiros, cujo teto é em gesso, portanto, material mais leve, recomenda-se que a manutenção seja feita através do apartamento de baixo.
Mas, quando o problema é decorrente de infiltração no piso, é imprescindível encontrar o local certo do vazamento e então vedar a região com material específico.
A principal atenção para resolver o vazamento no teto do banheiro é sempre identificar antes de tudo, para evitar quebrar paredes, destruir mobília e acabamentos.
Como proceder para encontrar um vazamento?
De fato, identificar o local certo do vazamento não é tão simples.
O ideal é contar com um serviço profissional para isso, afinal, existem equipamentos especiais, como o geofone, para esse diagnóstico.
O uso de geofone é recomendado em casos de vazamentos não identificados à primeira vista, ou mesmo quando já se esgotaram as tentativas de contenção.
Mas, o importante é que isso simplificará o serviço, reduzindo as quebras no teto, gastos com materiais, dinheiro e tempo.
Enfim, vimos aqui as causas prováveis de vazamentos em tetos de banheiros, bem como resolvê-las.
Esperamos ter ajudado você, afinal, é muito desagradável qualquer tipo de vazamento no banheiro.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe!