Uma cozinha planejada com ilha 2023 é uma ótima alternativa em termos de decoração, mas também de funcionalidade. Contudo, alguns pontos precisam ser levados em consideração, pois, a área de circulação precisa ser maior do que o normal, entre outras questões que ajudam a elaborar bem esse tipo de cozinha.
A seguir, algumas dicas fundamentais nesse sentido.
Fazer a medição correta do local
Antes mesmo de começar a programar uma cozinha com ilha, é importante mediar o espaço do cômodo, e ver se a circulação de pessoas não será comprometida com esse projeto.
Por exemplo, para a colocação da ilha em si, é necessário que haja um vão livre de, pelo menos, 1,2 m entre ela e os móveis e eletros em geral.
Afinal, a ilha não pode, de forma alguma, atrapalhar as tarefas do dia a dia, como dificultar a abertura de portas de armários ou mesmo da geladeira, além de dificultar o trajeto no lugar.
Portanto, o primeiro passo é medir o espaço com cuidado, e ver se a cozinha realmente comporta uma ilha no centro dela.
Dicas de materiais
Outro ponto que ajuda bastante a ter uma cozinha planejada com ilha 2023 é escolher bem o material dela, da madeira, ao silestone e o mármore.
O indicado, inclusive, é que o material da ilha combine com o de móveis e outros itens na cozinha, como prateleiras, por exemplo.
Vai ser justamente o material escolhido que irá impactar mais na reforma, e por isso, esse ponto precisa de cuidado na hora da escolha.
Isso não afeta só a parte estética, mas, também a funcionalidade da ilha, visto que há certos materiais bem mais fáceis de limpar do que outros, como o mármore.
Portanto, é necessário pensar corretamente no orçamento para a reforma, e no que é mais vantajoso naquele momento e de acordo com o tipo de cozinha que se quer.
Pensar na funcionalidade
A funcionalidade em cozinha planejada com ilha 2023 é importantíssima, pois, além do local precisar ficar bonito, ele também necessita ser um local com algumas facilidades (circulação, limpeza e organização).
Ou seja, é necessário pensar nas tarefas feitas no dia a dia no cômodo, e como uma ilha pode facilitar sua vida.
Uma dica, por exemplo, é uma ilha com cooktop e pia, pois, dessa forma, você terá outra bancada livre para cozinhar.
Outra forma interessante de planejar um projeto desses é investindo em uma ilha simples mesmo, com uma bancada que fique livre para atividades diversas.
Ilhas com cooktop e pia também são excelentes para a colocação de armários embutidos ou fornos na parte de baixo delas.
Escolher com ou sem bancada
Uma das praticidades de uma cozinha planejada com ilha é que esta pode ser feita com ou sem bancada, a depender das suas necessidades.
A ilha, por exemplo, pode vir com uma bancada ou mesa para acomodar refeições, substituindo a sala de jantar.
É um tipo bastante usado nas cozinhas de estilo gourmet.
Além disso, a bancada pode ficar integrada completamente à ilha, ficando na mesma altura que ela e com o uso de banquetas, e em caso dela ser mais baixa, o uso de cadeiras é o ideal.
Já no estilo americano, é possível usar ilha sem bancada ou então uma mesa de jantar comum.
Investir na iluminação correta
Por fim, para realçar uma cozinha planejada com ilha 2023, a recomendação é usar uma iluminação que valorize o ambiente, especialmente à noite.
Luminárias pendentes em cima da ilha podem ser uma boa alternativa para isso.
Quanto mais iluminação, mais o local ficará aconchegante, e vai realçar a decoração do ambiente.
Gostou das dicas? Agora, é escolher o seu estilo preferido, e deixar a cozinha um primor.