Móveis planejados para cozinha 2023 estão entre as melhores opções, tanto para decorar esse cômodo, quanto para organizar o local da maneira mais funcional possível. Entre suas vantagens, podemos citar o fato de que são ótimos para decorar espaços muito pequenos, otimizando o ambiente sem descuidar da parte estética.
Veja a seguir, algumas dicas e opções desse tipo de móvel.
Como fazer uma cozinha com móveis planejados?
Para garantir que os móveis planejados para cozinha 2023 sejam escolhidos da maneira certa, algumas recomendações são fundamentais.
Dentre elas, podemos citar:
Tenha as medidas certas de cada canto
Para garantir que os móveis sejam realmente funcionais para a cozinha, é necessário saber exatamente qual o espaço que você possui no cômodo.
Para isso, é importante medir cada canto do espaço para garantir que a compra, tanto de móveis planejados, quanto de eletrodomésticos comuns, não acabe sendo uma perda de dinheiro.
Conheça todos os pontos hidráulicos e de eletricidade
Outra questão bem importante quando se trata de comprar ou mandar fabricar móveis planejados, é ficar atento aos pontos de eletricidade e hidráulicos da cozinha.
Isso porque os móveis não devem atrapalhar o funcionamento de eletrodomésticos, nem podem ficar muito perto de locais onde possam se molhar com facilidade, estragando o objeto.
Pense no seu estilo
Por fim, é fundamental também pensar no seu estilo para arrumar o espaço da cozinha com móveis planejados.
Muita mistura de estilos pode deixar o ambiente pouco convidativo, deixando a cozinha sem padrão, com móveis que não combinam entre si.
Agora, vamos a algumas dicas práticas.
Armários planejados: maior organização do espaço
Dentre os móveis planejados para cozinha 2023, um dos mais importantes, sem dúvida, é o armário, já que é nele que se guardam os principais utensílios desse cômodo.
Para esses móveis, há dois materiais bastante usados: o MDF e o MDP.
O primeiro, por ser feito de fibras de madeira, garantindo um acabamento mais bonito, é ótimo para as áreas externas do móvel.
Já o MDP é mais simples e pode ser facilmente utilizado na parte interna, o que torna os custos com esses móveis bem menor.
Partes de vidro também são ótimas para armários, principalmente em portas e gavetas, tendo como vantagem a facilidade de limpeza.
Em relação ao tamanho do móvel, o ideal é que os armários abaixo da bancada devem ter uma distância do piso de, pelo menos, uns 20 cm.
Já o espaço entre esses móveis e as bancadas superiores, geralmente, tem uns 60 cm.
Investimento em divisórias e espaços para eletroportáteis
Uma das principais funções de móveis planejados para cozinha 2023 é garantir uma maior otimização do espaço.
Nesse sentido, é importante ter onde colocar utensílios e eletroportáteis em locais estratégicos, que não atrapalhem a circulação das pessoas no ambiente.
Para isso, divisórias e outros espaços próprios são muito bem-vindos.
Gavetas bem divididas que podem acomodar talheres e demais objetos pequenos certamente ajudam nas tarefas mais práticas.
Ao mesmo tempo, pensar em armários abertos, próprios para colocar espremedor de frutas, liquidificador, panelas elétricas e outros objetos, ajuda muito a deixar o lugar bem mais organizado.
Na prática, não precisam ser necessariamente armários, pois as prateleiras também resolvem, contanto que a quantidade de eletroportáteis não seja muito grande.
Caso contrário, a recomendação é usar armários abertos para essa função.
Prateleiras bem equilibradas
Outra maneira de apostar em móveis planejados para cozinha 2023 é investindo em algumas prateleiras em locais estratégicos nas paredes.
É fundamental, por exemplo, que essas prateleiras sejam de um material durável e resistente e não sejam colocadas muito próximas de fogões e pias.
Além disso, é preciso não exagerar, nem na quantidade delas, muito menos, no número de objetos colocados.
Um ou dois eletroportátel em cada uma é mais do que suficiente, e o resto do espaço dessas prateleiras pode ser preenchido com potes de temperos, ou itens decorativos.
Com essas dicas, certamente, o ambiente da sua cozinha ficará mais transitável, aconchegante e funcional.