Já pensou em inúmeros projetos de casas térreas 2023 para aplicar na construção do seu imóvel, mas, até agora, não escolheu nenhum? Então, fique de olho nas dicas que daremos a seguir para fazer uma casa nesses moldes sem a necessidade de gastar muito, nem quebrar tanto a cabeça tentando encontrar o projeto perfeito.
Projetos de casas térreas 2023
Para garantir que projetos de casas térreas 2023 sejam adequados às suas necessidades, alguns pontos precisam ser levados em consideração.
Dentre os quais, podemos citar:
Quanto pretende gastar?
É preciso ter ciência de que a construção de uma casa, mesmo térrea, requer um bom dinheiro.
Materiais e mão-de-obra, geralmente, são caros, e por isso é necessário fazer um bom planejamento financeiro para não faltar nada no meio do projeto em execução.
Nesse caso, o ideal é pesquisar preços, mas, cuidado para não comprar materiais de péssima qualidade, e que obriguem posteriormente a uma reforma de emergência.
Qual o tamanho do terreno da casa?
Para garantir que o projeto saia perfeito, como o planejado, é importante ficar atento às dimensões do terreno, e do imóvel que pretende construir.
Além disso, em alguns casos, é necessário pedir autorização da prefeitura e outros órgãos para uso de determinados espaços (caso o terreno tenha fauna e flora nativas, por exemplo).
Para facilitar a sua vida, o ideal é fazer uma área comum que possibilite a circulação no entorno.
Já o tamanho da casa em si ficará ao seu critério de acordo com as suas possibilidades.
Quais cômodos a casa deve ter?
Inicialmente, o normal é que a residência tenha quarto, cozinha, banheiro, sala e também área de serviço.
Para 2 ou mais quartos, a recomendação é que se tenha, pelo menos, 2 banheiros (exemplo: uma suíte e um lavabo adicional).
No geral, tudo vai depender do espaço e do dinheiro disponível para o projeto em si.
Casas com 2 ou 3 quartos
Para começar mostrando projetos de casas térreas 2023, vamos com o básico, que é determinar a quantidade de quartos que o imóvel vai ter.
Esse ponto é bem importante, pois é a partir dele que você determina o posicionamento de outros cômodos.
Se a escolha for por casa com 2 quartos, então, uma dica é colocar um ao lado do outro, e deixar o restante do espaço para a distribuição das demais acomodações.
Porém, se a intenção é casa com 3 quartos, você precisa ficar atento a alguns detalhes no que se refere a casas térreas.
Primeiro, será necessário colocar as áreas comuns separadas desses quartos. Ou seja, ao invés de colocar quartos e banheiros no fundo do imóvel (um procedimento padrão), a recomendação é separar o quarto principal dos demais, dando mais privacidade a todos.
Casas com disponibilidade de espaço
Caso você tenha à disposição um terreno grande, pode pensar em projetos de casas térreas dos mais diversos tipos.
Por exemplo, se você quiser um ambiente externo maior do que a casa em si, é importante ver se dá para reduzir alguns centímetros de cada um dos cômodos para permitir o uso desse espaço.
Além disso, a própria arquitetura de uma construção moderna pode valorizar uma casa térrea.
Neste caso, a tendência é usar linhas retas, formas básicas e uma fachada com uma estrutura que seja linear.
No projeto, você também pode usar materiais que estão na moda e valorizar a sua casa, como concreto, madeira, metais e tijolos.
Para usar esses materiais, a recomendação é colocá-los de modo aparente na fachada.
E, se a casa for pequena? Simples: use projeto do tipo studio ou kitnet, mas, que tenham passagens espaçosas para a circulação de pessoas.
Neste caso, se quiser e puder, pode fazer uma casa pequena, mas aconchegante, com amplo espaço externo.
Sejam projetos de casas térreas pequenas, simples ou modernas, o importante é que acomode todos da família de maneira confortável, com espaço interno, circulação de ar e boa iluminação.
Gostou das dicas de hoje? Então aproveite e leia também os demais textos aqui do site.