Uma tendência na área da decoração e que tem dado bastante certo é usar planta artificial na cozinha. Veja as melhores espécies para esse local. De fato, as vantagens das plantas artificiais são muitas, como não precisar fazer a manutenção delas (como regas e trocas constantes de terra).
Além disso, muitos tipos e espécies combinam bem com o ambiente da cozinha. Veja quais são neste texto!
Planta artificial na cozinha – Primeiros passos
Para colocar planta artificial na cozinha a recomendação inicial é procurar por tamanhos que caibam nas prateleiras e demais espaços no cômodo onde você pretenda colocar essa decoração.
Por exemplo, se a intenção for colocar uma planta grande no chão (e tiver espaço suficiente), palmeiras, bambus e fícus.
No entanto, se a parte da cozinha não for muito grande, o ideal é apostar em suculentas, mini-cactos e violetas.
A depender do tamanho do cômodo, inclusive, você pode misturar tamanhos, cores e texturas diferentes de plantas artificiais, e fazer uma decoração bem mais interessante.
Tipos de ambientes na cozinha
Para colocar planta artificial na cozinha, a próxima recomendação é compor tudo de acordo com o estilo desse cômodo na sua casa.
Como dissemos antes, uma dica interessante é apostar em misturas de cores e texturas.
Por exemplo: flores de diferentes tamanhos e tonalidades podem compor ambientes bem alegres e interessantes.
No entanto, se a intenção é deixar o ambiente mais “sóbrio”, então costelas-de-adão e zamioculcas são as plantas recomendadas.
Já se você pretende dar um ar bem mais alegre nesse cômodo, a grande dica é usar flores, como margaridas.
Em quais outros espaços podemos usar plantas artificiais?
Além de colocar planta artificial na cozinha na parte do chão, na pia e nas bancadas, há outros espaços para colocar peças menores.
Por exemplo: prateleiras, parapeitos de janelas e até suportes de chão para colocar decoração em geral.
Na verdade, você pode compor a sua cozinha toda com plantas artificiais, sem muito esforço.
E, o melhor: sem ocupar muito espaço.
Basta colocar uma zamioculca no chão, mais precisamente ao lado de um armário, e plantas menores em bancadas e prateleiras em geral.
Você pode, inclusive, aproveitar a parte de cima dos armários, e colocar plantas de seda, fazendo uma decoração bem diferenciada.
Planta artificial na cozinha – Material
Com relação ao material para planta artificial na cozinha, os melhores são as plantas feitas em tecidos, plásticos, EVA e silicone.
Por sinal, este último é o mais recomendado, pois, dá uma impressão ainda mais realista, e é bastante fácil de fazer a sua limpeza.
Tente evitar as feitas de veludo, pois suas cores desbotam com mais facilidade, especialmente em locais úmidos, como a cozinha.
Mais uma dica: vai comprar plantas com caule? Então, prefira os modelos que possuem arame em sua composição.
Dessa forma, é possível dobrar a parte do arame, e compor com a decoração que você quiser.
Dicas finais
É importante prestar atenção na qualidade. Sempre adquira plantas artificiais de material durável, até para facilitar a limpeza.
Além disso, para conseguir um resultado minimamente adequado para a decoração da cozinha, a recomendação é comprar plantas que se pareçam muito com as originais.
Ou seja, nada de colocar plantas que realmente aparentam ser artificiais, pois, dessa forma, destoam da intenção de compor qualquer ambiente da casa.
Em outras palavras: atenção total ao acabamento de certos detalhes em caules, pétalas e folhas, ok?
Nada dessas partes apresentarem cortes irregulares, e muito menos resquícios de cola.
Agora que você já sabe como decorar sua cozinha com plantas artificiais, veja como pode encaixar essas peças nesse cômodo da sua casa, e deixe esse espaço ainda mais bonito.
Gostou dessas dicas? Compartilhe, e para mais dicas de decoração, acesse outros textos em nosso site.