Saber os tipos de portões automáticos que existem garante que você possa escolher qual o melhor modelo para a sua casa. Afinal, é um item excelente para o seu imóvel, mas, se for mal escolhido, pode dar muita dor de cabeça e prejuízos.
A seguir, algumas dicas para escolher dentre os tipos de portões automáticos, qual o melhor para a sua necessidade.
Tipos de portões automáticos
Bem, antes de começarmos a falar dos tipos específicos desses portões, vamos falar sobre os benefícios de ter um desses em casa.
O primeiro, e talvez o mais importante benefício é o da segurança.
Em um portão tradicional, por exemplo, é preciso que você saia do carro para fechá-lo, correndo o risco de ser assaltado.
Já com um portão automático, esse risco diminui muito, já que não há necessidade de sair do veículo para trancá-lo.
Outro ponto importante é a questão da valorização do seu imóvel.
Com este item, a sua casa passa a ter um valor de mercado bem maior, o que será útil em caso de venda futura.
E os tipos de portões automáticos dos mais diversos ainda proporcionam muita acessibilidade, especialmente para quem tem certas limitações de ordem física.
Agora, sim, vamos aos tipos mais comuns desses portões, e qual o melhor para cada imóvel.
Tipos de portões automáticos – Basculantes
Caso o imóvel tenha um espaço muito pequeno (seja casa ou condomínio), esse tipo de portão basculante é o mais indicado.
O problema é que esses portões precisam de manutenções constantemente. Por exemplo: as porcas precisam estar sempre lubrificadas para um bom funcionamento dele.
Ainda há a questão de tomar cuidado para que ele não se mova para fora, atrapalhando os pedestres ou até provocando acidentes.
Tipos de portões automáticos – Deslizantes
Dentre os tipos de portões automáticos, o portão deslizante é aquele que se abre de forma lateral, com trilhos.
Estão entre os mais usados por aí, e também são, estatisticamente falando, os que apresentam menos defeitos com o passar do tempo.
O único porém é que, como é de imaginar, esse portão precisa de muito espaço lateral na sua instalação, caso contrário, não dá para ser usado.
E no caso específico da manutenção, o maior cuidado mesmo é com as guias de movimentação, principalmente para evitar que emperrem.
Tipos de portões automáticos – Pivotantes
Como o nome já sugere, esses portões pivotantes são sustentados por pivôs. Além disso, possuem também motores para que se movimentam.
O problema é que dentre os tipos de portões automáticos, este necessita de muita manutenção ao longo do tempo para não danificar.
Existem graxas e lubrificantes especiais para esse tipo de portão que podem ajudar nessa manutenção.
Mas, mesmo assim, ainda é trabalhoso o cuidado de portões pivotantes, especialmente contra a ação de agentes externos como sol e chuva.
Principais cuidados gerais com os tipos de portões automáticos
Além de manutenções constantes e de fazer a instalação com empresas realmente especializadas, existem alguns cuidados básicos para todos os tipos de portões automáticos, independente de qual seja.
O primeiro deles é proteger o automatizador (principal componente deles) com o que chamamos de carenagem, que nada mais é do que um conjunto de peças que protege o portão contra choques, por exemplo.
Existem ainda duas partes de um portão automático que precisam de atenção: as roldanas e as rodinhas.
No caso das roldanas o ideal é buscar sempre pelos maiores modelos, enquanto que a quantidade de rodinhas necessárias é de apenas duas.
Lembre-se de fazer manutenções de vez em quando para evitar que as peças quebrem.
Pronto, agora você já sabe o mínimo necessário sobre os tipos de portões automáticos. Escolha aquele que melhor atender suas necessidades e bom proveito.