Existem mais de 2 mil espécies de palmeiras em todo o mundo. Mas, hoje selecionamos os principais tipos de palmeiras para jardim. A palmeira é uma das plantas mais desejadas por quem aprecia arte e decoração. Isso porque, ela pode ficar dentro ou fora dos ambientes, sobretudo ambientes comerciais.
Além de deixar o jardim mais bonito e charmoso, a palmeira é a preferida de muitas pessoas, pois é fácil de cuidar, sendo assim, sua manutenção é bem tranquila de fazer. A seguir, confira os principais tipos de palmeiras para jardim.
Tipos de palmeiras para jardim
Palmeira Real
Se você tem espaço em seu jardim, invista na palmeira real. Ela pode chegar até 20 metros de altura e, é muito bonita!
Das vantagens de plantar uma palmeira real estão o fato dela gostar de ambientes iluminados, mas também consegue viver bem em locais com meia sombra. Portanto, ela é uma planta muito versátil. E, obviamente que, ela é perfeita para compor projetos de paisagismo.
Palmeira Fênix
Em contrapartida, temos a palmeira fênix, que por sua vez, é considerada uma palmeira “mini”. Ela não ultrapassa os 4 metros de altura.
Com um tronco bem fininho, ela é muito esbelta e fica bem em qualquer cantinho do jardim. Inclusive, muitos decoradores recomendam plantar mais de uma palmeira fênix no mesmo ambiente, a fim de deixar o local mais elegante.
Palmeira Rabo de Raposa
Com folhas compridas, a palmeira rabo de raposa é bastante popular. Originária da Austrália, a planta gosta de muito sol, por isso, é recomendado cultivá-la em locais cuja iluminação natural é direta e intensa.
De modo geral, essa espécie pode alcançar até 10 metros de altura. Por isso, escolha um local apropriado para ela em seu jardim.
Palmeira Rafia
Se seu objetivo é colocar a palmeira em um jardim de inverno, essa é a melhor opção! Isso porque, ela não ultrapassa os 5 metros de altura e seu caule é bem semelhante ao bambu.
Com um aspecto muito charmoso, essa espécie tem sido a mais usada por paisagistas e decoradores de todo o mundo.
Palmeira Imperial
Agora estamos falando de uma palmeira gigante. Essa opção só é recomendada para jardins maiores, pois, ela pode alcançar até 40 metros de altura, sendo que, seu diâmetro pode passar de 1 metro.
Geralmente, ela é usada na entrada de grandes casas ou espaços para eventos. Mas, nada te impede de ter uma palmeira como essa no jardim, desde que ele tenha espaço, está tudo certo!
Palmeira Areca
Também conhecida como areca-bambu, essa espécie é muito popular. Além de poder ser plantada em jardins, ela também vive bem em grandes vasos. Por isso, você pode cultivá-la dentro ou fora de casa.
Embora ela possa chegar a ter 9 metros de altura, seu tronco é bem fino, sendo de fácil poda. Essa é uma excelente opção para quem gosta de plantas de fácil manutenção.
Palmeira Azul
Seu nome se refere as cores de suas folhas, que embora não seja, de fato, azul, possui um tom prateado azulado.
Ainda que muitos paisagistas a recomendem para jardins, é preciso saber que ela pode medir até 25 metros de altura. Por isso, antes de optar por essa espécie, defina com atenção o local do plantio.
Palmeira Garrafa
Por fim, temos a palmeira garrafa, que por sua vez, mede no máximo 6 metros de altura. Por ter um tronco fino, ela é perfeita para pequenos jardins.
Você pode plantá-la próxima de outras espécies de plantas, como por exemplo, azaleias, antúrios, begônias, entre outras.
Agora que você conhece os principais tipos de palmeiras para jardim, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e continue acompanhando nossas próximas publicações. Até a próxima!