Embora seja originária da África, a planta Espada-de-são-jorge é muito popular no Brasil. Conheça os principais tipos da planta e saiba como cuidar. A planta Espada-de-são-jorge é, sem dúvidas, uma das queridinhas dos brasileiros. Isso porque, além de ser fácil de cuidar, ela também é muito bonita. Sem contar que, ela cabe em qualquer espacinho da casa ou do estabelecimento comercial.
De modo geral, suas folhas são bem alongadas e possuem uma coloração verde escura com manchas amareladas. No entanto, existem variações da planta. Tanto que, há quem pergunte “Qual é a verdadeira espada de São Jorge?”. Mas, na verdade, todas são “verdadeiras”. Acontece que, cada uma possui uma peculiaridade.
Das vantagens de plantar a Espada-de-são-jorge, pode-se dizer que ela é uma espécie que purifica o ar. Portanto, pode ser usada em ambientes fechados e em regiões mais secas. Entretanto, é preciso ter cuidado com locais onde existe a presença de crianças e animais. Afinal, a planta contém uma toxina que pode causar malefícios à saúde. Por isso, jamais deve ser ingerida.
Tipos de Espada-de-são-jorge
Agora vamos conhecer os tipos de Espada-de-são-jorge existentes:
Mini ou Anã
Vamos começar pela “versão mini” da planta. Ela é uma espécie que cresce até no máximo 10 cm de altura. Há quem a chame de “Estrela de Ogum”. E, muitos religiosos a usam em rituais de proteção.
Ela é perfeita para escritórios e apartamentos pequenos. Pois, pode ser usada em qualquer tipo de decoração.
Espada-de-são-jorge
Já aqui temos, o que muitos chamam de “espada-de-são-jorge verdadeira”. Ela também é chamada de Espada de Ogum. Seja como for, essa é a versão mais popular da planta. Geralmente, ela mede cerca de 80 cm de altura, sendo que, em alguns casos, a planta ultrapassa 1 metro.
Ela também é usada em rituais religiosos, pois representa o orixá Ogum. Inclusive, devido a história de Ogum, um guerreiro forte e inspirador, muitas famílias optam por ter essa planta em casa, com a finalidade de aumentar a proteção do lar.
Planta Espada-de-santa-bárbara
Muito conhecida pelo nome de espada-de-iansã, essa versão da planta tem bordas amareladas em todas as folhas.
Ela combina bem como locais comerciais e pode ser plantada em pequenos vasos para ficar tanto em cima de mesas e prateleiras, quanto em um cantinho no chão.
“Espada-de-são-jorge de folhas largas”
Muito similar a tradicional espada-de-são-jorge, essa versão da planta pode se apresentar com folhas rígidas, bem como pode ter folhas flexíveis.
Sua cor é bem diferente das demais, puxando para um tom mais “prateado”. No entanto, conforme a planta vai envelhecendo, as folhas ficam com uma coloração verde-claro.
Lança-de-são-jorge
Por fim, temos a lança-de-são-jorge, cuja folhagem tem pontas arredondadas. Na verdade, seu formato cilíndrico lembra uma lança, daí o nome. Suas folhas são “fechadas” e bem pontudas.
Você pode usá-la como símbolo de proteção. E ela pode ficar exposta em qualquer cantinho da casa.
Como cuidar da planta Espada-de-são-jorge?
Agora vamos aprender a cuidar da nossa planta corretamente. Siga o passo a passo:
- Antes de tudo, seu cultivo deve ser feito em um vaso de cerâmica. Isso porque, ele reterá toda a umidade necessária para nutrir a planta;
- Além disso, sempre que possível, utilize argila expandida e terra adubada, a fim de garantir que a planta cresça saudável e com folhas fortes e resistentes às pragas;
- Para garantir que sua espada-de-são-jorge dure por muito tempo, mantenha-a em um local cuja temperatura fique em 12 ºC a 25 ºC. Assim como, escolha um ambiente com meia sombra para mantê-la na maior parte do tempo. Ela até pode receber luz direta, desde que não ultrapasse 4 a 6 horas por dia;
- No inverno, regue a planta com menos frequência – a cada 15 dias. Já no verão, cuidado para não cometer excessos. O ideal é observar se a terra está seca ou úmida. Só regue, quando sentir que a terra está bem seca.
Agora que você já conhece os tipos de planta espada-de-são-jorge e sabe como cuidar da sua. Compartilhe esse conteúdo com seus amigos do Facebook!