Entenda para que serve a ducha higiênica para vaso sanitário e saiba quais são os modelos mais recomendados do mercado nacional. Embora nem todo mundo tenha acesso ou ainda, pense na possibilidade de usá-la, a ducha higiênica é um elemento que tem ganhado força entre os brasileiros.
O acessório é bem simples de usar e fácil de instalar, inclusive, você aprenderá o passo a passo para fazer a instalação da ducha higiênica na sua casa. Sendo assim, continue sua leitura…
O que é uma ducha higiênica para vaso sanitário?
É bem provável que, em algum momento da vida, você já tenha ouvido falar do bidê, que por sua vez, era muito usado entre os anos 70 e 80 e, servia para a higiene íntima pós-uso do vaso sanitário.
Acontece que, com o passar dos anos, o bidê caiu em desuso e, a fim de garantir que os amantes da peça não ficassem sem uma “solução similar”, criou-se a ducha higiênica.
Em síntese, a ducha higiênica, nada mais é que uma mangueirinha acoplada próxima do vaso sanitário. Portanto, o processo de higienização pessoal é o mesmo, onde a água entra em contato com a pele para realizar a limpeza, em vez do tradicional papel higiênico. De acordo com os médicos, usar a água no lugar do papel é mais saudável. Mas, não se pode exagerar!
Qual a função da ducha higiênica para vaso sanitário?
Em suma, no banheiro ela é serve para assegurar que a higiene das regiões íntimas seja realizada corretamente. Além disso, há quem utilize a ducha higiênica em salões de beleza para lavar os cabelos dos clientes e, em pets shop para dar banho nos animais.
Também chamado de chuveirinho higiênico, esse acessório deve ficar instalado próximo do vaso sanitário. E, se preferir, coloque entre o vaso e o box, dessa forma, você poderá usar a ducha para lavar o banheiro também.
Como usar a ducha higiênica corretamente?
Para usá-la, basta acionar a alça da ducha que libera o jato de água. Em alguns modelos é possível controlar a temperatura da água, o que é muito importante para evitar queimaduras.
O ideal é usar um sabonete líquido para completar a limpeza, bem como uma toalha macia para secar.
Importante: Jamais use a ducha para lavar partes internas. Somente as regiões externas do corpo.
Como instalar uma ducha higiênica para vaso sanitário?
Agora vamos aprender como instalar a ducha higiênica do jeito certo:
- Antes de tudo, seu banheiro, precisa ter uma saída de água específica para a ducha. Caso não haja, utilize um desviador para criar essa saída necessária;
- Em seguida, feche o registro do banheiro;
- Depois, retire o plug de vedação e conecte o registro da ducha. O ideal é usar um veda rosca para garantir que a água não escape;
- Por fim, conecte a mangueira no registro de água e abra o registro (se possível, instale um suporte para fixar a mangueira na padeira). Prontinho!
Melhores modelos de ducha higiênica para vaso sanitário
A ducha higiênica 1850 da linha uni, combina com diversos tipos de decoração. Ela possui um acionamento 1/4 de volta, e conta com uma mangueira flexível de 1.2 metros e gatilho em abs. Além disso, seu acabamento é cromado e seu mecanismo é cerâmico.
Docol Ducha Higiênica com Registro
Com um acabamento cromado biníquel de alta resistência, ela é muito resistente à umidade. Sua bitola é de 1/2″ e ela também possui um acionamento de 1/4.
Esta ducha higiênica também possui um acionamento de 1/4 de volta. Sua vantagem está no fato de que ela não descasca e não enferruja. Além disso, ela possui proteção anti UV.
Sem dúvidas, é uma excelente opção para um banheiro moderno e elegante!
Gostou dessas dicas? Então, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e até a próxima!