Você sabia que existem algumas recomendações no Código de Ética e Disciplina, sobre como deve ser a fachada de escritório de advocacia? De acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB, recomenda-se que o advogado não utilize cores vibrantes na fachada do escritório. O mesmo vale para neon ou luzes intermitentes. Isso porque, o Código solicita “sobriedade” nos tons, a fim de padronizar a classe de alguma forma.
No entanto, vale dizer que é permitido usar painéis ou placas luminosas com parcimônia. O mesmo vale para placas com escrita em tinta.
Nesse sentido, vamos conhecer algumas dicas de projetos para criar uma fachada de escritório de advocacia atrativa e que esteja dentro das normas estabelecidas.
Dicas para criar uma fachada de escritório de advocacia
Antes de tudo, você precisa pensar no conforto e no bem-estar dos clientes e de seus colaboradores. Além disso, mesmo seguindo todas as recomendações do Código de Ética e Disciplina, sua empresa precisa ter uma identidade visual única.
Em súmula, pense em seu escritório como sendo um espaço de trabalho; encontros e de marketing. Portanto, é preciso unir todos esses aspectos ao criar uma fachada para escritório de advocacia.
Outro ponto a ser considerado na hora de projetar sua fachada é, sobre sua área de atuação. Embora seja um escritório de advocacia, a depender do estilo escolhido, você consegue transmitir a imagem que melhor define as causas em que você e sua equipe trabalham.
Outro fator importante diz respeito a decoração do espaço como um todo. Integrar o estilo da fachada com as áreas internas do ambiente, faz total sentido. E, portanto, isso precisa ser levado em conta.
O que considerar ao construir sua fachada?
Obviamente que, avaliar as normas de condutas estabelecidas no Código de Ética e Disciplina da OAB deve ser uma premissa no escopo do projeto. Podemos citar os artigos 39 e 40, que dizem de maneira respectiva:
“Art. 39. A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.
Art. 40, Parágrafo Único. Exclusivamente para fins de identificação dos escritórios de advocacia, é permitida a utilização de placas, painéis luminosos e inscrições em suas fachadas, desde que respeitadas as diretrizes previstas no artigo 39.
Mas, não é só isso!
Você pode levar em conta os seguintes fatores:
Paleta de Cores
Uma dica importante é: faça uma pesquisa sobre as sensações provocadas pelas cores. Isso te ajudará a definir sua paleta de cores.
Dentre as cores mais usadas na área de advocacia, devido sua sobriedade, são:
- Azul-marinho, porque transmite estabilidade e confiança;
- Preto, porque é uma cor que passa a ideia de força e elegância;
- Vermelho bordô, que representa a sofisticação;
- Prata, que por sua vez, nos remete à sensação de prestígio;
- Dourado, porque expressa nobreza.
Diante disso, escolha as cores que correspondem ao seu perfil profissional.
Iluminação
É importante escolher uma iluminação direta, que esteja voltada para o letreiro. Ela só não será necessária, se o próprio letreiro for iluminado. Do contrário, você pode usar refletores fixados no chão e voltados para cima ou para baixo (se for o caso).
Paisagismo
É comum encontrar coqueiros em frente a uma fachada de escritório de advocacia. Isso porque, ele representa vitória e ascensão.
Por isso, na hora de planejar sua fachada, consulte um paisagista e solicite um projeto específico para o seu espaço disponível. Além disso, um gramado na entrada, deixará o ambiente ainda mais sofisticado.
Esse conteúdo te ajudou? Deixe seu comentário, pois é muito importante para nós.