Procurando informações sobre o uso de grama sintética para academia? Confira quais são os benefícios e saiba como fazer a manutenção corretamente. O uso de grama sintética em academias tem se tornado cada vez mais comum. Principalmente, em academias que oferecem atividades ao ar livre ou que possuem espaços destinados a prática de atividades físicas, como o futebol, por exemplo.
No entanto, a grama sintética também favorece outras práticas, visto que, esse material possui diversos benefícios, como por exemplo, aumentar a segurança do praticante em caso de quedas e, o fato de ser muito resistente.
Benefícios de usar grama sintética para academia
De modo geral, o piso de uma academia precisa suportar o peso dos equipamentos, bem como necessita resistir bem, aos impactos gerados pelos alunos.
Eventualmente, os equipamentos e os praticantes podem cair no chão e, por isso, é necessário escolher um piso confortável. Isto é, que aumente a segurança dos alunos e que não fique danificado sempre que um objeto caia no chão.
É comum ver academias com pisos de borracha. Mas, a grama sintética para academia tem ganhado forças, sendo muito recomendada por arquitetos e decoradores.
Dentre os principais benefícios de usar a grama sintética nesse ambiente, estão:
- Mais conforto – A grama sintética é macia ao toque;
- Maior segurança – O material não é rígido e é pouco abrasivo;
- Fácil limpeza – Não acumula sujidades e pode ser aspirada com facilidade;
- É hipoalérgica – Ideal para alunos que possuem algum tipo de alergia;
- Fácil manutenção – Pode ser instalada e trocada com facilidade;
- Resiste ao clima – Não fica danificada em ambientes externos.
Como Limpar Grama Sintética Corretamente
Com relação a limpeza, você precisa saber que tudo é muito simples. Apenas com água, sabão neutro, pano e um rodo, você conseguirá manter sua grama sintética em perfeitas condições de uso e higiene.
Mas um adendo importante: Não use desinfetantes e, se for usar água sanitária, é preciso diluí-la na proporção de 50/50. Dessa forma, você não danificará o material.
Passo a passo para limpar sua grama sintética:
- Em primeiro lugar, identifique sujeiras mais grossas. Se houver, aplique a água sanitária diluída somente nos lugares necessários;
- Depois, jogue água por toda a grama sintética e use o sabão neutro para produzir espuma;
- Com o auxílio de um rodo macio, “esfregue” devagar, as cerdas da grama (faça movimentos de ida e volta);
- Jogue água novamente e, por fim, use um pano seco para finalizar a limpeza.
Prontinho, sua grama sintética está pronta para uso!
Cuidados de manutenção
É sempre bom estar atento(a) a alguns cuidados básicos, como por exemplo, a forma na qual a grama será instalada. Evite ambientes irregulares, pois isso poderá gerar furos na superfície da grama.
Além disso, a limpeza deverá ser regular, ou seja, estipule uma periodicidade para evitar o acúmulo de bactérias no local. O ideal é limpar sempre que houver um grande fluxo de pessoas no local. Isto é, após uma atividade que concentra um grupo maior de pessoas.
No mais, não existem segredos. Você poderá encontrar sua grama sintética em diferentes lojas esportivas e especializadas. Na internet, por exemplo, existem muitos sites que vendem a grama sintética por metro quadrado.
Gostou dessas dicas? Compartilhe em suas redes sociais e até a próxima!