Saiba quais são os aspectos mais relevantes em uma cadeira ergonômica e aprenda como escolher uma cadeira para home office. Atualmente, com o advento da pandemia, muitas pessoas tiveram que começar a trabalhar em casa. Daí, surgiu a necessidade em “construir” um espaço, por menor que seja, para servir de escritório.
Em função disso, é muito importante saber como escolher uma cadeira para home office. Afinal, ela precisa ser ergonômica, a fim de que seja confortável para te ajudar a trabalhar durante muitas horas na frente do computador sem causar dores nas costas e no pescoço.
Como escolher uma cadeira para home office?
Agora vamos conhecer os principais aspectos a serem considerados por quem deseja escolher uma cadeira para home office, que seja adequada para seu ambiente e para seu tipo físico!
Escolha uma cadeira ergonômica
Um móvel ergonômico é aquele que se adepta ao seu corpo sem causar problemas à saúde. Na NR-17 é possível analisar diversas diretrizes que asseguram a ergonomia de um objeto.
Nesse sentido, é importante se atentar a essa questão antes de comprar sua cadeira para home office. Do contrário, você pode sofrer com sequelas graves na coluna e no pescoço. Sem contar que a saúde dos braços e das pernas também, pode ser prejudicada.
De modo geral, sua coluna precisa se manter ereta na cadeira e seus pés devem, obrigatoriamente, encostar no chão. Portanto, verifique se a cadeira escolhida condiz com essas condições. Além disso, verifique se seus joelhos e cotovelos estarão em um ângulo de 90º (aproximadamente).
Espaço disponível no local
Se você teve que migrar do escritório para o seu quarto, por exemplo, é comum que não haja espaço suficiente para caber todos os móveis e equipamentos necessários em um escritório convencional. Por isso, priorize a escolha da cadeira e da mesa – o resto, você deve considerar depois.
Em suma, escolha uma cadeira que consiga ser movimentada com facilidade dentro do ambiente em questão. Existem muitos designs e materiais disponíveis no mercado, opte por aquela que combina com a decoração do local, mas que seja apropriada para o espaço de circulação não ficar comprometido.
Por exemplo, uma cadeira com rodinhas pode ser bastante funcional em um escritório com várias mesas, mas em quarto apertado, nem tanto.
Atenção a regulagem da cadeira home office
É muito importante que a cadeira home office possua a opção de regulagem. Com essa alternativa à sua disposição, fica mais fácil garantir que ela se molde às suas necessidades.
Existem cadeiras com regulagem de altura, assim como, existem modelos com regulagem de lombar. Escolha uma que possa aumentar seu conforto durante o dia a dia.
Cuidado com o material
Muitas cadeiras home office são feitas de ferro ou aço inoxidável, o que por sua vez, são bastante resistentes. Todavia, o revestimento da cadeira costuma ser de couro sintético. O problema do couro sintético é que ele é um material frágil e caso você tenha crianças ou animais domésticos em casa, o estofado da cadeira pode ficar repleto de ranhuras e buracos.
Existem ainda, cadeiras revestidas de tela. Geralmente, o material usado na fabricação dessa tela é o poliéster crepe. Ele é mais resistente que o couro sintético, porém é mais rígido. Avalie todas as opções disponíveis para escolher um material que seja resistente e confortável.
Gostou dessas dicas? Agora que você já sabe como escolher uma cadeira home office, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e até a próxima!