Sofrendo com quedas de energia? Saiba o que fazer quando a energia está oscilando e entenda quais os tipos de problemas que podem afetar o desempenho de seus equipamentos. Já imaginou viver em um mundo onde existe um fluxo contínuo de energia e a voltagem se mantém constante, sem oscilações na frequência da rede elétrica?
Bom, infelizmente, esse mundo ainda não existe!
Mas, a boa notícia é que hoje vamos te dizer o que fazer quando a energia está oscilando e ainda vamos te mostrar quais são os problemas de energia que afetam o desempenho de seus equipamentos. Confira!
Problemas de Energia que Afetam Equipamentos Elétricos
Pico de Tensão
O primeiro problema é chamado de pico de tensão, onde a tensão da rede elétrica se eleva rapidamente, ficando acima de 110% do valor nominal.
Geralmente, ele é causado por relâmpagos e, pode afetar computadores, danificando os hardwares da máquina.
Falhas de Energia
Como o próprio nome sugere, as falhas de energia consistem na perda total da energia. Contudo, ela “cai e volta” rapidamente.
Isso acontece por inúmeros fatores, como por exemplo, relâmpagos, acidentes de carros que batem em postes, árvores caídas sobre a fiação da rede, etc. E pode chegar a queimar geladeiras e outros eletrodomésticos.
Subtensão
No caso da subtensão, temos uma redução de linha por períodos longos. Isso pode variar de poucos minutos a vários dias.
De modo geral, a subtensão ocorre quando existe uma redução intencional de tensão. Como por exemplo, quando o governo lança a proposta de economizar energia durante o verão. Isso não é exatamente um “problema”, mas pode comprometer o rendimento de alguns equipamentos.
Sobretensão
Em contrapartida, temos a sobretensão. Onde ocorre o aumento da tensão de linha por longos períodos. Isso também pode variar entre poucos minutos a vários dias.
Aqui acontece uma rápida redução nas cargas elétricas. Por exemplo, quando um grande equipamento é desligado abruptamente. Como resultado, pode haver alguns danos no hardware de alguns equipamentos.
Variação de Frequência
Temos ainda a variação de frequência, que nada mais é do que uma alteração na estabilidade da frequência.
Essa variação é o resultado de cargas e descargas de geradores de energia e, pode causar falhas no sistema e danos irreversíveis ao equipamento.
O que fazer quando a energia está oscilando?
O primeiro passo é desligar os equipamentos, obviamente. Afinal, ninguém quer correr o risco de ficar sem um computador, uma geladeira etc.
Mas, colocar os equipamentos em um filtro de linha ou em um no-break também é uma boa solução. Caso você precise manter os eletrônicos na tomada.
O no-break possui uma bateria, que em caso de quedas de energia, evita que o equipamento desligue de repente. Nesse hiato, o aparelho continua funcionando por alguns minutos, até que você mesmo desligue-o.
Além disso, o mercado oferece protetores de surto, que são equipamentos conectados às tomadas para protegerem aparelhos contra raios, sobrecargas e surtos de tensão. Eles agem como uma espécie de condutor terra, protegendo os pinos.
Vale dizer que, após a oscilação de energia, o correto a se fazer é esperar por alguns minutos, até que a energia se estabilize. E depois, ligar as tomadas, uma de cada vez. O ideal é criar um intervalo de 15 minutos para religar um equipamento e outro.
Em síntese, esses são os cuidados básicos para se tomar quando a energia estiver oscilando. Compartilhe essa informação com os amigos do Facebook!