Confira qual a melhor telha para isolamento térmico e entenda a importância de escolher um bom material para a cobertura de sua residência. Você sabia que o isolamento térmico é fundamental na construção de uma casa? Sem ele, a qualidade e a durabilidade da obra podem ser drasticamente impactadas.
Devido às altas temperaturas do país, as construções brasileiras precisam de medidas de proteção contra a ação do calor. Do contrário, problemas estruturais podem danificar as estruturas, resultando em gastos e problemas de saúde para os moradores da casa.
A boa notícia é que ao escolher materiais adequados, como a melhor telha para isolamento térmico, por exemplo, você será capaz de garantir a valorização do seu imóvel. Saiba mais, a seguir!
O que saber sobre Isolamento Térmico?
A capacidade do isolamento térmico é expressa no baixo coeficiente de condutividade térmica (CTT). Nesse caso, quanto menor o coeficiente, melhor será o resultado obtido pelo material responsável pelo isolamento.
Dentre os principais isolantes térmicos utilizados no Brasil, estão:
- Cerâmica;
- Poliestireno expandido;
- Lá de vidro.
Dos três, o poliestireno expandido destaca-se pelo baixo índice de dissipação de calor, o que por sua vez, resulta em um conforto térmico muito maior.
Outro ponto positivo desse material está no fato de que ele tem 98% de ar em sua composição, sendo 100% reciclável. Portanto, dentre as 3 opções, o poliestireno expandido é a melhor!
Qual a melhor telha para isolamento térmico?
Antes de tudo, você precisa saber que cada telha terá uma finalidade e um preço diferente, por isso, o ideal é consultar o responsável pela obra para ter certeza da melhor escolha.
Em todo caso, confira as melhores opções do mercado nacional:
Telha Térmica
Como o próprio nome já sugere, a telha térmica é uma das melhores telhas para isolamento térmico que existem. Também conhecida como telha sanduíche, seu isolamento térmico pode chegar a 95%. Como resultado, seu uso reduz em até 8º graus a temperatura do ambiente.
Fabricada com duas chapas metálicas, que podem ser de aço ou de alumínio, a telha sanduíche é revestida internamente com um material isolante.
Por fim, as telhas térmicas possuem um formato de ondas e, por isso, exige baixa inclinação.
Telha de Cerâmica
Com relação a custo-benefício, a telha de cerâmica (de barro) leva a melhor. Além de proporcionar um excelente isolamento térmico, ela também está disponível em diversas cores.
O lado negativo dessa escolha está no peso. As telhas de cerâmica são pesadas e, por isso, a cobertura necessita de uma estrutura pesada.
A utilização de uma manta térmica pode melhorar ainda mais o desempenho da telha de barro.
Telha Ecológica
Em seguida, temos a telha ecológica, que além de ser sustentável, conduz muito bem o calor no ambiente, deixando o clima mais ameno.
Suas cores claras auxiliam no conforto térmico e, se usada junto com uma manta térmica, fica ainda mais aconchegante.
Telha de Concreto
Por último, temos a telha de concreto que não esquenta o ambiente, por possuir um baixo índice de condutividade térmica.
Além de atenderem bem a proposta inicial, elas são muito resistentes e têm uma alta durabilidade. E, diferente das telhas de barro, por exemplo, elas não absorvem água, o que é excelente para o telhado, que não tem sua estrutura comprometida por causa da umidade.
Agora que você já sabe qual a melhor telha para isolamento térmico, compartilhe esse conteúdo com os amigos do Facebook.