Na hora de construir ou reformar, uma dúvida comum paira sobre a mente de muitas pessoas: Qual a melhor telha Brasilit ou Eternit? Confira suas principais características. Embora muitas pessoas fiquem confusas na hora de escolher a telha para suas coberturas, o grande “segredo” pode ser mais simples do que parece. Isso porque, “Brasilit” e “Eternit” são marcas, isto é, fabricantes de telhas de fibrocimento.
Portanto, por mais comum que seja ouvir frases do tipo “telhas Eternit ou telhas Brasilit”, essa fala está incorreta. Na verdade, o correto seria dizer “telhas de fibrocimento”.
O que são as telhas de fibrocimento?
Popularmente conhecidas como Brasilit ou Eternit, as telhas de fibrocimento são coberturas leves; fabricadas para serem aplicadas em ambientes com baixas inclinações. Seu uso é recomendado para locais que não necessitem de muito reforço estrutural.
Por serem muito baratas, as telhas de fibrocimento são de excelente custo-benefício. Além disso, elas surgiram para substituir as antigas telhas de amianto, que por sua vez, foram proibidas no Brasil, devido ao risco que ofereciam para a saúde.
Proibição do amianto no país
Em 29 de novembro de 2017, o STF – Supremo Tribunal Federal do Brasil, proibiu o uso do amianto em todo o Brasil. A decisão colocou fim à discussão de longa data sobre o uso do produto, principalmente, na construção de telhas e caixas d’águas.
Nesse sentido, os modelos de telhas continuaram os mesmos, todavia, sem o amianto em sua composição. Na realidade, as novas telhas de fibrocimento agora contam com uma inscrição que diz: “sem amianto”.
Em todo caso, as telhas de fibrocimento não são muito recomendadas por especialistas, devido sua pouca eficiência térmica. Isso porque, elas absorvem e transmitem o calor no ambiente. Contudo, essa, continua sendo a opção de muitas famílias de baixa renda, que optam por esse tipo de cobertura, que além de ser muito barata, não requer mão de obra especializada para instalação.
Qual a melhor telha Brasilit ou Eternit?
A saber que ambas fabricam o mesmo tipo de telha, podemos dizer que as principais diferenças entre as marcas estão na maneira como são distribuídas; no marketing empregado por empresa; e na forma como o processo de fabricação se dá como um todo (logisticamente, falando). Seja como for, não existe nenhuma diferença significativa, além do nome.
Mas, para que suas características fiquem bem definidas, podemos dizer que, de modo geral, existem dois grandes grupos de telhas de fibrocimento:
- Telhas com perfis ondulados;
- Telhas com perfis estruturais.
A primeira delas é bastante usada em residências menores e, a segunda é mais usada em galpões e fábricas maiores.
Dicas para Usar Telhas de Fibrocimento
Independentemente da sua escolha, ou seja, telha Brasilit ou Eternit, existem alguns fatores importantes a serem observados e seguidos, para minimizar os problemas relacionados a esse tipo de cobertura.
Por exemplo, na hora de instalar as telhas, os parafusos precisam estar bem fixados. Pois, caso as telhas não fiquem firmes, elas podem “voar” durante uma chuva forte ou ventania, ou mesmo, podem trincar e quebrar com muita facilidade.
Além disso, não se deve andar sobre as telhas. Diferentemente, das telhas de barro, as telhas de fibrocimento não aguentam muito peso sobre elas. Caso seja necessário transitar sobre o telhado, use tábuas de apoio para distribuir de maneira uniforme, o peso do seu corpo.
Para amenizar o problema do aquecimento no ambiente, você pode usar uma manta térmica entre as telhas. A manta contém um alumínio, que por sua vez, é um poderoso isolante térmico. Isso evitará que o calor gerado pelo sol adentre o ambiente.
Agora que você já sabe qual a melhor telha Brasilit ou Eternit, compartilhe esse conteúdo com seus amigos do Facebook.