Conheça as principais características do telhado embutido platibanda e saiba quais são os tipos de telhas utilizadas nessa estrutura. Também chamado de telhado não aparente ou telhado caixote, o telhado embutido é um tipo de cobertura “invisível”. Isto é, ela não é visível pela fachada, pois fica atrás de pequenas paredes chamadas de platibandas. Nesse sentido, o telhado embutido platibanda pode ser construído com diversos materiais, sendo a opção em alvenaria, a mais comum delas.
Bastante usado em construções modernas, sobretudo com linhas retas, esse tipo de telhado deixa a construção minimalista e com um ar futurista. Sendo perfeito para projetos simétricos, com linhas retas e diretas.
Tipos de Telhas para Telhado Embutido Platibanda
No geral, recomenda-se que no projeto de um telhado embutido, as telhas utilizadas sejam leves e de fácil instalação. Vale reiterar que elas não serão visíveis, portanto, não precisam ser “esteticamente bonitas”.
Dentre as telhas para telhado embutido platibanda mais usadas, estão:
- Fibrocimento – As telhas de fibrocimento são compridas e, por isso, não exigem que muitas telhas sejam utilizadas para cobrir uma grande área. Como consequência, sua escolha gera mais economia para o projeto. Além disso, elas são mais sustentáveis e ecologicamente corretas. No entanto, são mais frágeis;
- Aço – A telha de aço é mais conhecida como telha sanduíche ou telha metálica. Elas são mais resistentes e possuem um excelente isolamento térmico;
- Polipropileno – Para quem deseja usufruir da iluminação natural, a telha de polipropileno é uma excelente opção, pois ela é muito semelhante a telha de vidro.
Estruturas dos Telhados Embutidos
Comumente, as estruturas são de metal ou madeira. Em todo caso, elas são compostas por:
- Tesouras – Estruturas triangulares que suportam o peso total do telhado para as lajes. Elas ficam por baixo do telhado e, além de suportar o peso, sua principal função é distribuí-lo de maneira uniforme;
- Terças – Vigas de madeira ou de metal que conectam as tesouras. Elas distribuem o peso das telhas para as tesouras;
- Calhas – São responsáveis pelo escoamento da água do telhado para fora da construção;
- Rufos – Objetos metálicos que ficam fixados nos encontros do telhado com as platibandas.
Vantagens de usar um Telhado Embutido Platibanda
Se comparado as coberturas tradicionais, o telhado embutido possui diversas vantagens que devem ser consideradas. Como por exemplo:
- Confere modernidade ao projeto;
- Fácil instalação;
- Mais sustentável e ecologicamente correto;
- Maior custo-benefício, pois reduz a necessidade de elementos estruturais.
Desvantagem
No entanto, é preciso avaliar suas desvantagens. Nesse hiato, vale salientar que por ser uma cobertura “escondida”, o telhado embutido requer vistorias regulares, a fim de prevenir e corrigir possíveis falhas na construção.
Além disso, de tempos em tempos é preciso trocar os rufos e as cumeeiras. Dessa forma, fica mais fácil garantir a preservação da estrutura como um todo.
Outro aspecto importante, diz respeito a necessidade de impermeabilizar o telhado. Contudo, é preciso muito cuidado na hora de escolher os produtos que serão utilizados na impermeabilização, visto que, eles não devem superar a carga total recomendada para a cobertura construída.
Agora que você já conhece o telhado embutido platibanda, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e continue acompanhando nossas próximas publicações aqui no blog.