Confira as principais características da varanda com telhado colonial e saiba qual telha escolher para o projeto do seu imóvel. A saber que o telhado é uma das partes mais importantes de uma fachada, é preciso compreender que além de beleza, ele deverá conferir funcionalidade ao projeto. Nesse sentido, vale dizer que existem muitos tipos de coberturas para fachadas.
No entanto, a varanda com telhado colonial é uma das mais queridinhas do país. Sendo assim, hoje conheceremos as principais características dessa cobertura, bem como saberemos qual telha pode ser usada nesse tipo de projeto.
O que é o Telhado Colonial?
O telhado colonial, também chamado de telhado aparente, é um tipo de cobertura bastante popular, devido seu custo-benefício.
Além de ser mais simples, ele é um telhado que possui formas bem definidas, onde as telhas ficam apoiadas sobre caibros de madeira, que por sua vez, compõem a estrutura do telhado.
Sua inclinação pode ser igual ou diferente, tudo dependerá da proposta inicial do projeto.
Dentre as partes mais importantes do telhado colonial, estão:
- Cumeeira – Essa é a parte mais alta do telhado;
- Espigão – Caracteriza-se pelo encontro das telhas de lados diferentes do telhado;
- Rincão – Trata-se do encontro das águas da parte mais baixa do telhado. É onde a chuva escorre com mais força.
Pode-se dizer que o maior benefício de optar pelo telhado colonial está na alta durabilidade do material. Além disso, de modo geral, ele é construído com um material sustentável (madeira e cerâmica) e requer pouca manutenção.
Opções de Varanda com Telhado Colonial
Não é preciso construir uma casa inteira com esse tipo de cobertura. Na verdade, você pode optar por criar apenas uma varanda com telhado colonial. Ela já será suficiente para deixar o ambiente bonito, aconchegante e com um aspecto mais rústico.
Para ter um telhado eficiente, isto é, que proteja sua casa do frio, ventania, chuva e sol intenso; seu telhado deverá ter uma inclinação perfeita. Dessa forma, ele não acumulará água e assim, seu tempo de vida útil será muito maior.
Ao construir uma varanda com telhado colonial, se atente a escolha do “tipo de água do telhado”. São elas:
- Meia-água – Ideal para um telhado formado por um único plano. Nesse caso, a chuva cai sobre o telhado e corre apenas para uma direção;
- Duas águas – Nesse sentido, o telhado é formado por dois planos com inclinação central. Aqui, a chuva é direcionada para duas direções distintas;
- Três águas – É um telhado formado por três planos com inclinação central. Sendo assim, a chuva corre por três direções opostas;
- Quatro águas – Por fim, temos um telhado formado por quatro planos com inclinação central, onde a chuva corre por quatro direções diferentes.
Tipos de Telhas para Varanda
Se você já definiu que sua varanda terá um telhado colonial, precisará escolher qual telha utilizar em seu projeto.
Antigamente, a telha de barro era a única opção disponível no mercado. Mas, hoje em dia existem muitos modelos e, por isso, falaremos dos 3 principais:
- Cerâmica ou barro – Extremamente popular, a telha de cerâmica continua sendo a mais usada em projetos brasileiros. O custo-benefício é excelente, pois a cerâmica é barata e tem um ótimo acabamento;
- PVC – Temos também a opção da telha de PVC, que embora seja menos resistente que a anterior, pode ser encontrada em diversas cores e, também não possui um custo muito elevado;
- Vidro – Por fim, você pode optar pela telha de vidro. Ainda que bonita e muito resistente, a telha de vidro é a mais cara da lista. Mas, ela pode ser usada em uma varanda que necessite de bastante iluminação natural, pois ela confere uma alta luminosidade ao ambiente.
Agora você já sabe o que é preciso para fabricar uma varanda com telhado colonial. Compartilhe essa informação com os amigos do Facebook e até a próxima!