Descubra como escolher uma manta asfáltica para telhado e entenda quais as características de cada uma delas. Os telhados são as coberturas que protegem uma edificação contra o sol, as chuvas, os ventos, a poluição, etc. E, por isso, eles são, constantemente, expostos à umidade e as variações de temperaturas. O grande problema nisso, é que com o passar do tempo os telhados começam a apresentar falhas, como por exemplo, pequenas ou grandes infiltrações.
Uma solução para evitar esse tipo de problema, está na impermeabilização do telhado. Que por sua vez, é feita através da manta asfáltica e da manta térmica.
A manta térmica é responsável pela impermeabilização da temperatura, enquanto a manta asfáltica fica responsável pela impermeabilização da água.
O que é uma manta asfáltica?
Em linhas gerais, a manta asfáltica é fabricada com uma base de asfalto junto a polímeros elásticos, poliéster ou alumínio.
Por ser muito resistente, ela é recomendada para ambientes que ficam expostos às altas temperaturas durante muitas horas do dia, ou seja, é perfeita para o telhado.
A manta asfáltica para telhado protege contra umidade, mas também protege o ambiente contra os raios UV. Inclusive, há quem a use em coberturas de piscinas.
Podemos dizer que ela é versátil e muito flexível, por isso, é capaz de acompanhar as movimentações da estrutura, geralmente causadas por dilatações.
Manta asfáltica para telhado – Qual escolher?
Existem basicamente, 3 tipos de manta asfáltica para telhado. A saber disso, fica mais fácil definir qual delas é a melhor para o seu projeto.
Poliéster
Embora sua estrutura seja feita de poliéster, ela também é fabricada à base de asfalto.
Perfeita para grandes áreas, pode ser usada em lajes inclinadas ou planas.
No entanto, esse tipo de manta asfáltica para telhado precisa receber uma proteção mecânica com base de papel Kraft.
Polietileno
Seu uso é recomendado para lajes transitáveis planas ou inclinadas. Contudo, se aplicada em uma área superior a 100 m² ela precisa ter uma espessura maior que 4 mm.
Aluminizada
Por fim, temos a manta asfáltica aluminizada que serve como isolante térmico.
Geralmente, usada em lajes não transitáveis ou inclinadas, ela pode ser aplicada em telhados de fibrocimento, telhas ecológicas e zinco; além do barro, é claro!
Sua aplicação precisa acompanhar o formato das telhas, a fim de que fiquem “moldadas” a elas. Nesse sentido, é preciso verificar qual versão será utilizada para sua adesão, sendo que, algumas usam asfalto, outras maçarico e algumas são autocolantes.
A manta asfáltica aluminizada contém uma membrana de polímeros e elastômeros. Uma de suas faces é de alumínio flexível com alta resistência a intempéries, e a outra é adesiva, o que por sua vez, facilita a instalação.
Você ainda pode usar a manta aluminizada para realizar reparos de goteiras e infiltrações no geral.
Em síntese, essas são os principais tipos de manta asfáltica para telhado. Mas, lembre-se que antes de escolher a sua, é preciso compreender a finalidade do projeto. Por isso, o mais indicado é consultar um profissional da área para ter certeza de que a compra será correta e corresponderá às necessidades da sua obra.
Esse conteúdo te ajudou? Então compartilhe em suas redes sociais e até a próxima dica!