Fio do poste pegando fogo? Você sabe o que fazer em um momento complicado como esse? Confira nossas dicas de segurança! Um, dois, três estalos no fio do poste e pronto, o fogo começa a se alastrar. Se você pensa que essa situação não é comum, está muito enganado! O curto-circuito pode ocorrer por diferentes fatores, que vão desde a queda de árvores até fortes temporais.
Seja como for, essa combinação explosiva pode colocar em risco a vida de quem estiver por perto, por isso, é muito importante saber o que fazer ao visualizar um fio do poste pegando fogo.
O que causa o curto-circuito em fios de postes?
De acordo com o gerente de Operação e Manutenção em Alta Tensão da Enel Distribuição Ceará, Marcelo Palácio:
“Os postes que se encontram pelas ruas dos bairros podem ter cabos de média tensão, normalmente três, um ao lado do outro, no topo do poste; e de baixa tensão, cerca de 1,5 m abaixo dos de média. Na maioria dos casos, são quatro, paralelos, um acima do outro. Abaixo do último deles, uns 40 cm, ficam os cabos destinados a outros fins, que não transmissão de energia, como telefonia e internet”.
Além disso, Marcelo conclui dizendo que a chuva aumenta a incidência do problema. Pois a água e as folhas das árvores trazidas pelo vento forte, se acumulam nas caixas de distribuição. Como resultado, surgem faíscas que provocam pequenos incêndios na fiação da rede elétrica.
Fio do poste pegando fogo – O que fazer?
Em primeiro lugar, jamais se aproxime dos fios arrebentados, mesmo que não estejam em chamas. O mesmo vale para pessoas e objetos que estiverem em contato com eles.
Além disso, subir no poste ou na torre de transmissão está fora de cogitação. Avise as crianças para fazer o mesmo!
Jamais toque na chave do transformador. Seja para abrir ou fechar, não se pode tocar nela. Em caso de falta de energia, entre em contato imediatamente, com a distribuidora responsável.
Mas, se o seu carro colidir com o poste e o fio começar a pegar fogo, permaneça dentro do carro. Caso você pise no chão e no carro ao mesmo tempo, causará um curto-circuito e você levará um choque. Se o carro começar a pegar fogo, pule para fora com os dois pés juntos, se esforçando para cair o mais longe possível do automóvel.
Ligue para a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica e solicite a presença de um técnico. O profissional utilizará uma vara telescópica para “golpear” o fogo. Por meio dessa ação precisa, conseguirá reduzir as faíscas, eliminando o foco do incêndio.
Em casos extremos, é necessário solicitar o apoio da guarnição dos bombeiros mais próxima do local.
O que fazer caso alguém seja vítima de fio do poste pegando fogo?
- Não toque na vítima em hipótese alguma;
- Ligue, imediatamente, para o pronto-socorro, acionando o SAMU pelo 192;
- Solicite a presença de técnicos da empresa de energia no local do fato.
PS – Em caso de acidente com fiação em instalações internas, desligue a chave geral do ambiente.
Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe a informação com seus amigos do Facebook!