Entenda quais são os riscos e consequências de uma infiltração no teto e saiba o que fazer para resolver o problema, evitando assim, o comprometimento do imóvel e da saúde dos moradores da casa. Engana-se quem pensa que uma infiltração no teto é um problema “bobo”; ou algo que não precisa ser resolvido rapidamente.
Na verdade, além de comprometer a estrutura da residência, a infiltração pode ocasionar sérios riscos para a saúde dos moradores da casa, pois, fungos começam a se formar no local do vazamento, resultando em diversos problemas respiratórios.
Confira a seguir, quais os maiores riscos de conviver com uma infiltração no teto. E depois, saiba o que fazer para solucionar esse problema corretamente.
Infiltração no teto riscos e consequências
São inúmeros os problemas relacionados a infiltração no teto, a começar pela estética. Um vazamento deixa a parede feia, com aquele aspecto escuro e borrado.
Além disso, o odor provocado pelo mofo é bastante corriqueiro em casas com vazamentos no teto e paredes. E, convenhamos, ninguém gosta de receber visitas em um ambiente assim.
Mas, talvez o maior problema de todos esteja relacionado a saúde dos moradores.
Quando existe uma infiltração na casa, fungos começam a se proliferar no local, dando origem ao mofo, também conhecido como bolor.
Os fungos presentes na umidade da parede, teto ou piso são prejudiciais à saúde, principalmente, ao sistema respiratório dos humanos. Nesse sentido, é comum que os moradores da casa comecem a adoecer.
Problemas como asma, sinusite, renite, bronquite, entre outros – comprometem a vida de quem convive com vazamentos.
Além dos riscos à saúde, a infiltração no teto pode trazer consequências à estrutura do imóvel, como por exemplo:
Eflorescências
Apesar do nome incomum, a eflorescência é corriqueira em superfícies de concreto.
Esse fenômeno acontece quando a água da chuva ou do cano, força sua passagem em uma área mal impermeabilizada.
Você pode identificar a eflorescência no teto, por meio de sua cor esbranquiçada (surgem manchas brancas em cima da infiltração).
O problema compromete a estrutura da casa, podendo resultar na queda do teto.
Corrosão de armadura e Carbonatação
Agora estamos diante de um problema muito comum!
A corrosão da armadura de concreto ocorre devido a diversos problemas, como por exemplo, falha no processo de construção, erro no projeto e/ou excesso de umidade.
Quando existe uma infiltração na laje de concreto, a armadura (ferro ou aço) fica aparente, colocando em risco a estrutura do imóvel. O mesmo ocorre quando há a penetração de ar nos poros do concreto, fenômeno chamado de carbonatação.
Sem dúvidas, esse é um enorme problema que pode trazer consequências seríssimas para os moradores da casa.
Como se livrar de infiltração no teto?
Em síntese, a melhor maneira de acabar com a infiltração no teto é por meio da impermeabilização.
Para impermeabilizar o teto você precisará de um produto que mantenha a umidade longe das paredes. Recomenda-se o uso de uma manta acrílica, também chamada de manta asfáltica, que por sua vez, confere um excelente isolamento térmico, bem como protege a casa contra novos vazamentos.
Ademais, também é possível utilizar uma solução de silicone, que além de ser inovadora, pode ser aplicada sobre a laje e outras superfícies, sem que haja a necessidade de fazer emendas e quebradeiras desnecessárias.
Agora que você já conhece os riscos e as consequências da infiltração no teto, compartilhe esse conteúdo com seus amigos do Facebook!