Confira dicas essenciais para ter um pergolado de madeira com plantas. E saiba quais espécies são recomendadas para esse tipo de estrutura. Embora o uso de pergolado seja bastante comum em casas com grandes áreas externas, nem todo mundo sabe como desenvolver um projeto de pergolado de madeira com plantas. Afinal, é preciso conhecer o tipo de espécie a ser plantada, bem como, as demais características do projeto.
Para quem deseja ter plantas em uma estrutura de madeira, é preciso saber quais espécies possuem uma fixação adaptável ao local. Além disso, é muito importante entender como cuidar da planta em uma disposição como a do pergolado.
Em função dessas curiosidades, selecionamos algumas dicas fundamentais para quem deseja ter um pergolado de madeira com plantas. Confira!
Dicas Essenciais para ter um Pergolado de Madeira com Plantas
Em primeiro lugar, devemos considerar o fato de que o pergolado é um tipo de cobertura. Ou seja, sua instalação por si só, requer um planejamento cuidadoso, do contrário poderá não servir para tal finalidade.
Antes de definir qual espécie servirá de cobertura para o pergolado de madeira, defina o local de instalação da estrutura. Caso o pergolado fique em um espaço aberto, você poderá utilizar uma planta com ramos longos, que conseguirá ir de um ponto ao outro “circulando” em toda a armação.
No entanto, se o seu pergolado ficar em um espaço apertado, o ideal é optar por uma espécie sem cacho. Do contrário, a planta poderá atrapalhar na circulação de pessoas, deixando o ambiente ainda menor.
Outro aspecto relevante diz respeito ao local onde as mudas deverão ser plantadas. Caso o seu pergolado esteja em um jardim, por exemplo, as mudas podem ser plantadas no solo. Todavia, se o pergolado estiver em um terraço, elas deverão ser plantadas em um vaso grande ou em uma jardineira de alvenaria. Nesse sentido, é importante garantir que a espécie será comprida o suficiente para cobrir a estrutura de madeira.
Tipo de Fixação para plantas em pergolado de madeira
Ainda com relação as dicas essenciais para ter um pergolado de madeira com plantas, vale dizer que cada trepadeira possui um tipo de fixação diferente. Isto é, cada planta ficará “amarrada” ou “emaranhada” de um modo diferente no pergolado.
Existem 4 “tipos de fixação” distintas. São elas:
- Sarmentosas – Esse tipo de espécie tem órgãos naturais de fixação. Ou seja, raízes adventícias; espinhos curvos e gravinhas.
- Escadentes – Já esse tipo de espécie tem caule lenhoso. Elas precisam ser fixadas com podas próximas ao solo. Além disso, devem ter amarrilhos apoiados em pilastras e/ou nas colunas do pergolado.
- Volúveis – Essas espécies se enrolam quando tocam nos obstáculos. Em síntese, elas começam a subir em espiral. Comumente, precisam de suportes como, por exemplo, tubos plásticos ou fios de arame para se manter firmes na estrutura.
- Tipo cipó – Por último, temos as espécies que necessitam de fixação artificial. Elas têm caules rijos e longos e, por isso, atingem grandes alturas.
Espécies de Plantas para Pergolado de Madeira
Agora vamos conhecer algumas das melhores espécies para pergolado de madeira:
- Alamanda amarela – Essa espécie possui um ótimo caimento e dá flores o ano todo, sendo ideal para regiões mais quentes do país.
- Hera do cabo – Suas folhas triangulares são o grande destaque. Essa espécie é perfeita para locais com meia sombra.
- Amor-agarradinho – Excelente para pergolados de madeira, devido ao fato de que ela não é muito pesada. Suas flores nascem entre a primavera e o verão.
Essas são as melhores espécies para pergolado de madeira com plantas. Gostou? Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e até a próxima!