Quando chove a casa molha? Notou trincas e rachaduras nas estruturas? Aprenda como acabar com infiltração na parede e evite prejuízos. Infelizmente, é comum que infiltrações apareçam, sobretudo, em regiões chuvosas e úmidas. No entanto, também é possível que um vazamento ocorra devido a problemas estruturais da casa ou apartamento. Geralmente, a infiltração é descoberta por diferentes vias, sendo as mais comuns: umidade na parede, mofo, revestimento soltando e conta de água cara.
Portanto, ao menor sinal de problema, é preciso se apressar em aprender como acabar com infiltração na parede.
A boa notícia é que criamos esse tutorial prático e simplificado para você. Confira!
Como acabar com infiltração na parede?
Em primeiro lugar, é preciso identificar as causas do problema. Nesse sentido, é importantíssimo que haja um diagnóstico minucioso do local.
Dentre as razões mais comuns para esse tipo de ocorrência, estão:
- Ausência de manutenção nas calhas;
- Problemas no encanamento da casa;
- Piso com caimento irregular;
- Ambiente mal ventilado;
- Problemas na drenagem do ar-condicionado;
- Rachaduras nas paredes e pisos;
- Ausência de impermeabilização da laje, piso, fundação etc.
Assim que a causa da infiltração for identificada, é preciso agir rapidamente. O mais correto a se fazer é contratar um profissional especializado em vazamentos. Dessa forma, será possível encontrar o local específico da infiltração, sem que seja necessário quebrar paredes e pisos.
O serviço de caça-vazamento é uma solução excelente para resolver infiltrações, visto que, os profissionais possuem equipamentos de última geração que eximem a necessidade de quebrar paredes para encontrar o problema.
Por meio de um aparelho que detecta ruídos nos canos, o profissional consegue descobrir a origem do vazamento, o que por sua vez, gera uma grande economia para o morador.
Correção do problema
Caso não seja possível contratar um profissional da área, você terá que lidar com a infiltração por si mesmo.
Em suma, será necessário resolver a raiz do problema, e não apenas “maquiar” os defeitos aparentes. Nesse caso, uma pintura ou a troca do revestimento não será o suficiente.
Se o problema estiver na calha, troque-a ou redirecione o caimento da água da chuva. O mesmo vale para as demais causas de infiltração.
Caso a infiltração esteja em uma parede interna, por exemplo, será preciso retirar todo o reboco, fazendo com que a alvenaria fique exposta.
Em seguida, as fissuras deverão ser seladas para bloquear a passagem da água. Isso deve ser feito com um selador acrílico de parede.
Faça a impermeabilização da parede
Independentemente da origem do problema, é muito importante que se faça a impermeabilização da parede que está vazando.
Confira algumas dicas sobre como a impermeabilização deve ser realizada:
- Caso a infiltração seja no teto ou parede – É preciso impermeabilizar a área externa da casa. Existem muitos impermeabilizantes para paredes externas, vale a pena conferir;
- Infiltração vinda do chão (de baixo para cima) – Será necessário quebrar o piso e tirar o reboco, para só depois, impermeabilizar toda a área. Você encontra produtos para impermeabilização de pisos em casas de construção e sites especializados.
É importante dizer que, somente por meio de uma boa impermeabilização você conseguirá se livrar do problema. Do contrário, nenhuma alternativa resolverá a situação e, a probabilidade do vazamento “reaparecer” será imensa!
Depois que o problema for corrigido, você deverá restaurar a parede. Use um revestimento de boa qualidade para aumentar o tempo de vida útil da estrutura. Ademais, faça a manutenção regular do ambiente. Dessa forma, as chances de novas infiltrações aparecerem serão bem menores.
Acabar com infiltrações na parede pode ser um processo fácil, desde que você saiba exatamente o que está fazendo!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nossas próximas publicações.