Confira algumas das principais plantas trepadeiras de crescimento rápido que podem ser usadas em muros, pergolados ou em cercas vazadas. As trepadeiras de crescimento acelerado são perfeitas para quem deseja ter uma cerca viva em casa. Isso porque, elas são capazes de cobrir um muro inteiro em tempo hábil. No entanto, engana-se quem pensa que é fácil cultivar uma planta dessas em casa. Afinal, ela requer cuidados especiais, principalmente, no que se refere a poda.
Isso porque, ainda que ela precise ser podada constantemente para que não invada locais indesejados; a poda necessita de muita atenção, pois se for cometida em excesso pode comprometer a floração da planta.
Portanto, podar demais reduzirá a quantidade de flores da planta. Em contrapartida, não podar pode colocar a estrutura do local em risco, devido ao peso e aos movimentos que esse tipo de planta pode fazer.
Em resumo, antes de escolher plantas trepadeiras de crescimento rápido, verifique qual o tamanho da planta em fase adulta. Dessa forma, será mais fácil prever como ela crescerá.
Plantas trepadeiras de crescimento rápido
Confira as principais espécies encontradas no Brasil:
Jasmim-dos-poetas (Jasminum grandiflorum)
O jasmim-dos-poetas possui uma folhagem densa com flores brancas em formato de tubos.
Ele mede aproximadamente 4 m e é perfeito para quem deseja ter uma cerca viva em áreas externas com piscinas, por exemplo.
Recomenda-se plantar as mudas com espaçamento de 1,50 m entre cada uma. Dessa forma, a planta terá espaço suficiente para crescer de modo saudável.
Ela requer uma poda regular e uma rega constante. Assim como, é preciso garantir que a terra seja fertilizada anualmente.
Três-marias (Bougainvillea spectabilis)
Nesse caso, estamos falando de uma trepadeira de crescimento rápido que é nativa do Brasil. Além de ser muito popular por aqui, ela é linda e vive cheia de flores.
Todavia, você precisa saber que ela contém muitos espinhos, por isso, recomenda-se que seja plantada em muros altos para conferir proteção ao local, sem ferir crianças e idosos que possam frequentar o lugar.
A “três-marias” pode alcançar mais de 6 metros de comprimento e, devido a isso, requer apoio de cabos ou pedaços de madeira para se manter firme.
Trepadeira jade
Conhecida como trepadeira cipó, a jade pode medir até 15 metros de comprimento.
Sua ramagem é bem densa e suas flores são azuis. O que por sua vez, confere um charme ainda maior ao local onde foi plantada.
Ela não é indicada para regiões frias, por isso, recomenda-se que seja plantada em locais de clima tropical. Além disso, apenas uma muda pode ser suficiente para um muro ou uma estrutura de 10 a 12 metros.
Trepadeira jade vermelha – Mucuna bennettii
Uma outra espécie da trepadeira jade é a “jade vermelha”, que por sua vez, pode chegar a 25 metros de comprimento.
Com flores grandes na cor avermelhada, ela requer cuidados especiais quanto a rega e poda.
Não é recomendada para pergolados; apenas para muros de concreto.
Tumbergia azul
De todas as plantas trepadeiras de crescimento rápido, a tumbergia azul é “mais veloz”.
Ela chega a medir até 12 metros e, uma única muda pode dar conta do recado.
Como o próprio nome sugere, suas flores são azuis e possuem cachos nas pontas de cada ramo.
Trepadeira trombeta chinesa
Por fim, temos a trepadeira trombeta chinesa que mede aproximadamente 5 metros e é indicada para muros pequenos.
Suas flores são avermelhadas e sua folhagem é bem pequena.
Ao plantar, é preciso deixar 1 m entre cada muda. Sendo que, recomenda-se entre 3 a 5 mudas para muros de até 10 metros de comprimento.
Qual delas você mais gostou? Deixe seu comentário e continue acompanhando nossas próximas publicações.