Tire todas as suas dúvidas sobre como escolher aquecedor a gás e saiba quais são seus principais benefícios. Você sabia que um aquecedor a gás possui inúmeras peculiaridades e que sua escolha precisa ser assertiva, do contrário você poderá se frustrar, diariamente? Isso acontece porque além de existir diferentes modelos no mercado, também há uma enorme diferenciação na capacidade – há modelos, por exemplo, que variam entre 12 a 42 litros. Além disso, também há uma enorme diferença no tipo e na funcionalidade de cada um.
Confira esse artigo até o final e, aprenda como escolher aquecedor a gás de uma vez por todas!
Como escolher aquecedor a gás?
Em suma, existem 2 tipos de aquecedores. São eles:
- Aquecedor de acumulação – Nesse caso, a água é aquecida previamente em um reservatório. Ele é recomendado para ambientes cujo volume de água quente é necessário em grandes quantidades, como por exemplo, em casas com mais de um banheiro.
- Aquecedor de passagem – Essa segunda opção é a mais popular. Nesse sentido, a água é aquecida assim que a torneira de água quente é aberta. Ele é ideal para ambientes que não precisam de um reservatório de acumulação.
Modelos e tipos de aquecedores
Também existem dois aspectos importantes no que se refere a escolha do modelo de aquecedores a gás:
- Aquecedor Digital – Conta com um sistema de modulação de chama. Isto é, se mais de uma torneira ou chuveiro for aberto ao mesmo tempo, o aquecedor ajustará automaticamente a intensidade da chama, a fim de manter a temperatura adequada para todos os moradores ou frequentadores de determinado ambiente.
- Aquecedor Mecânico – Também chamado de “chama fixa”, esse modelo precisa de um ajuste manual da intensidade da chama. Portanto, ele requer mais atenção e cuidado durante o uso e manutenção.
Tipo de Exaustão
Você ainda pode escolher seu aquecedor a gás pelo tipo de exaustão. Existem dois tipos, sendo que a principal diferença entre eles está no modo como os gases são expelidos:
- Exaustão Natural – Não precisa de energia elétrica e funcionam com pilhas. Está presente, exclusivamente, em aquecedores mecânicos e, seus gases são expelidos de maneira natural.
- Exaustão Forçada – Nele há uma ventoinha que auxilia na expulsão dos gases. Nesse caso, sua chaminé é menor. Os aquecedores digitais recebem o tipo de exaustão forçada.
Principais Benefícios do Aquecedor a gás
Ainda está com dúvidas sobre qual aquecedor a gás comprar? Então confira alguns de seus principais benefícios:
- A água da torneira e do chuveiro sempre estará na temperatura que você deseja;
- Haverá uma grande economia elétrica em sua casa;
- O aquecedor dura até 15 anos;
- Os banhos costumam ser mais relaxantes, pois a queda d’água é mais forte e potente.
Viu só quantos benefícios existem em adquirir um aquecedor a gás para sua casa ou empresa?
Mas antes de escolher o melhor aquecedor a gás, procure por empresas e marcas que transmitam confiança. Faça uma pesquisa em lojas renomadas e verifique a avaliação dos compradores em sites de pesquisa. Isso é importante para evitar problemas relacionados a superaquecimento.
Esse conteúdo te ajudou? Então compartilhe em suas redes sociais.