Confira os principais tipos de impermeabilizante para parede que são comercializados no mercado e saiba qual deles é o ideal para sua casa. Uma das maneiras mais populares de reduzir os níveis de umidade em edificações é a impermeabilização. Além de evitar mofos, vazamentos e descascamentos, através da impermeabilização é possível aumentar a durabilidade e segurança de uma construção.
Atualmente, é possível encontrar diversos produtos que são vendidos com o objetivo de proteger as paredes de um ambiente. No entanto, antes de escolher o seu, é preciso saber qual a diferença entre eles e; para quê, cada um deles foi projetado.
Quais os tipos de impermeabilizante para parede?
Existem dois tipos de impermeabilizantes para parede: os flexíveis e os rígidos.
A impermeabilização flexível é recomendada para paredes que sofrem com as intempéries, sobretudo, as variações térmicas do clima. Nesse sentido, ela é indicada para varandas, lajes, pisos frios, como banheiro, por exemplo etc. Esse tipo de impermeabilização conta com polímeros e aditivos que protegem danos causados pela água.
Em contrapartida, temos a impermeabilização rígida, que por sua vez, possui aditivos químicos e agregados.
Não se deve aplicar um impermeabilizante rígido em superfícies que se movimentam, ou ainda, que ficam expostas a uma alta variação de temperatura. Nesse sentido, ela é indicada para muros, subsolos e rodapés de paredes.
Produtos impermeabilizantes disponíveis no mercado
O mercado brasileiro oferece diversos produtos, sendo os mais comuns:
- Argamassa com polímeros – Esse produto é composto por cimento, aditivos e polímeros; sendo perfeito para áreas molhadas, caixas d’água, como piscinas e decks, rodapés ou subsolos;
- Manta asfáltica – É composto por um único elemento, sendo recomendado para áreas expostas à chuva, como pisos, lajes, paredes;
- Calafetadora – Deve ser usado para proteger as juntas de qualquer ambiente;
- Hidrorepelente – Recomendado para uso em paredes e tijolos aparentes, a fim de impedir a passagem de água da chuva;
- Hidrofugantes – Conhecido como um repelente de água, é perfeito para paredes expostas à chuva e superfícies porosas, como telhas, por exemplo;
- Emulsão acrílica – Sua base é acrílica e elastômero. Ideal para pisos, lajes ou paredes expostas que sofrem com a exposição à chuva.
Qual a importância da Impermeabilização?
A impermeabilização é extremamente importante, pois, tem a função de evitar que a água e os vapores d’água infiltrem paredes e tetos de uma construção.
Além de aumentar o tempo de vida útil da obra, outros problemas são evitados, como por exemplo, a deterioração dos revestimentos e, o comprometimento da estrutura como um todo.
Para se ter uma ideia de sua importância, de acordo com o IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização), 85% dos problemas encontrados em residências brasileiras são causados devido a infiltração de água.
E, nesse hiato, além de gerar problemas para a construção em si, ainda ocorre o surgimento de doenças respiratórias, relacionadas à exposição de mofo e fungos que habitam uma parede infiltrada.
Portanto, fica claro que conhecer os tipos de impermeabilizante para parede, bem como, saber como utilizá-los corretamente, é de suma importância para garantir que a estrutura se mantenha intacta e, a vida dos moradores seja preservada com segurança.
Esse conteúdo te ajudou? Então compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nossas próximas publicações aqui no blog.