Você conhece todos os tipos de texturas que existem? Hoje você aprenderá como aplicar textura na parede corretamente e assim, poderá escolher o tipo que mais combina com a sua casa. Embora muitas pessoas gostem de usar texturas em paredes, pouca gente se arrisca em aplicar a própria textura. Isso porque, acreditam ser difícil ou complicada demais para ser feita sozinha(o).
Na verdade, o processo é bem simples. Porém, você precisa de técnica e bastante cuidado. Afinal, um erro pode tornar a aparência da sua casa bem estranha ou “defeituosa”. Mas tenha calma, pois, hoje você aprenderá como aplicar textura na parede corretamente e sem sofrimento.
Quais os Tipos de Texturas de Parede que Existem?
Em suma, o ser humano é livre e muito criativo, por isso, pode se arriscar ao criar diversos tipos de texturas e decoração de ambientes. Todavia, existem alguns tipos de texturas de parede que são mais comuns e fáceis de fazer. Confira:
Textura Clássica
A começar pela textura clássica, que por sua vez, é a mais aplicada no Brasil.
Geralmente, ela é feita por meio de rolos de nylon ou espuma.
Para criar o efeito clássico, o aplicador usa uma massa granulada fina e assim, pode criar diferentes padrões e estampas.
Grafiato
Outro tipo de textura muito usado pelos brasileiros é o grafiato.
Para criar o efeito grafiato é preciso misturar grânulos de cristais naturais à massa que será aplicada na parede.
Em síntese, quem procura uma textura em grafiato deseja uma parede mais rústica. Nesse sentido, é comum que moradores de casas no campo utilizem dessa técnica em seus ambientes.
O grafiato é aplicado com espátulas e desempenadeira de PVC e precisa ser realizado com movimentos contínuos e regulares, que vão sempre na mesma direção.
Pátina
Ainda que seja menos comum, a textura pátina é muito bonita e resistente.
Ela é feita com a ajuda de uma escova ou vassoura de cerdas rígidas. Comumente, o padrão visual dessa textura é vertical.
Como aplicar textura na parede?
Agora que você já conhece os principais tipos de texturas, vamos aprender como aplicar textura na parede. Mas antes, lembre-se que para evitar acidentes, use óculos de segurança, camisa de manga comprida e se preciso, andaimes e/ou plataformas específicas para serviços em altura.
Materiais necessários para a aplicação
- Massa preparada que será usada na parede;
- Espátula de 10 cm e 15 cm;
- Desempenadeira lisa de metal 30 cm;
- Desempenadeira lisa de plástico 30 cm;
- Trincha média;
- Fita crepe.
Preparação para a pré-aplicação
Em primeiro lugar, limpe a parede que receberá a textura e deixe-a livre de gorduras e outras sujidades.
Em seguida, forre o piso e proteja-o contra respingos de tinta.
Se possível, passe fita crepe nas janelas e portas. Dessa forma, você evitará que a tinta manche essas superfícies.
Como aplicar textura na parede corretamente
O processo de aplicação da massa da textura deverá ser o mesmo que é dado na massa corrida. Nesse sentido, use a desempenadeira metálica lisa para aplicar a massa na parede, sempre de cima para baixo e das bordas para o centro.
Evite trabalhar com uma metragem muito ampla. Tente aplicar em uma faixa que fique entre 3 a 5 m².
A textura só será alcançada se você trabalhar com a massa ainda fresca. Portanto, assim que a massa for aplicada na parede, use a espátula, a trincha e a desempenadeira de plástico para dar o acabamento desejado.
Vamos supor que você deseja criar um acabamento rústico, ou seja, o efeito grafiato. Para tal, com a ajuda da desempenadeira de plástico lisa, faça movimentos verticais sobre a superfície da parede ainda “molhada” (massa fresca).
Caso perceba que a textura está secando antes de você conseguir alcançar o efeito desejado, use um borrifador com água para molhar a superfície e assim, finalizar o processo.
Por fim, deixe a parede secar de um dia para o outro para só depois, pintá-la com a cor desejada e pronto!
Agora que você já sabe como aplicar textura na parede, compartilhe esse conteúdo com seus amigos do Facebook e até a próxima!