Aprenda como embutir fogão de piso e saiba o que considerar na hora de escolher o seu eletrodoméstico novo. Estamos iniciando um novo ano e, em tempos assim, é comum que o desejo de renovar os móveis e eletrodomésticos da casa seja reacendido. Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas de como escolher seu novo fogão e, como embutir fogão de piso. Confira a seguir!
Como escolher um Fogão Novo?
Em primeiro lugar, você precisa analisar alguns pilares essenciais na hora de comprar um novo fogão. Como por exemplo, quantas pessoas ele servirá.
Para uma família grande, que por sua vez, requer grandes quantidades de comida – recomenda-se um fogão de piso de 6 bocas. Isso porque, ele possui bocas largas, onde o alimento é cozido rapidamente. Sem contar que, ele vem com a opção de forno, facilitando ainda mais a vida de quem cozinha.
Outro fator relevante que deve ser levado em conta é o espaço da cozinha. Se você tem uma cozinha ampla, não terá problemas em comprar um fogão de piso de 6 bocas. No entanto, se o espaço é pequeno, a opção de 4 bocas será a melhor escolha.
Lembre-se que o local onde o gás ficará instalado, também deverá ser considerado, afinal, todo o processo de instalação precisa ser seguro para evitar acidentes. Todavia, se sua casa contar com gás encanado, a liberdade para escolher onde colocar o fogão é bem maior e, você pode ficar mais tranquilo(a) para otimizar os espaços!
Caso não seja possível ter um fogão de piso, a opção de cooktop será sempre bem-vinda.
Como embutir fogão de piso?
E agora que você já sabe quais os principais aspectos a serem observados antes de comprar seu novo fogão, vamos descobrir como embutir fogão de piso, ademais, para tal é preciso tomar alguns cuidados importantes.
– Tamanho do nicho – O nicho onde o fogão ficará embutido é extremamente relevante e por isso, precisa ser, cuidadosamente, medido. Além de contar com as medidas compatíveis do fogão, o nicho precisa ter de 70 a 90 cm livres acima do tampo do fogão. Isso porque, em alguns casos, haverá a instalação de armários ou coifas. Caso o seu fogão fique entre uma bancada e outra, em vez de ficar em um nicho, considere as mesmas medidas, contando do chão até a superfície do balcão.
– Escolha do Local – Antes de definir onde o fogão ficará instalado, lembre-se de que ele não deverá ficar próximo de janelas, afinal, não se pode correr o risco de ter que lidar com uma corrente de ar forte, do contrário, as chamas do fogão serão apagadas com facilidade.
– Cuidados com a Instalação – Tanto o registro de gás, quanto o plugue da tomada do fogão, deverão ficar para fora do nicho. Dessa forma, em caso de vazamentos, o gás não ficará próximo à tomada, evitando possíveis explosões.
– Encaixe – A medida do nicho onde o fogão ficará embutido, deverá ser precisa. Portanto, se você for colocar o fogão entre duas partes de uma mesma bancada, garanta que o fogão não danificará a madeira ou o granito, por exemplo.
– Saída de ar – O fogão de piso possui um forno e, por isso, é necessário assegurar que haja espaço para a saída de ar. De preferência, instale seu fogão longe da geladeira.
Em síntese, esses são os pilares essenciais que deverão ser analisados por quem deseja aprender como embutir fogão de piso.
Lembrando que apenas um marceneiro experiente deverá realizar os cortes necessários entre as peças do balcão para encaixar o fogão corretamente.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos do Facebook e continue acompanhando nossas próximas publicações aqui no blog.