Saiba como escolher seu novo painel para televisão na sala e comece o ano com um ambiente renovado, personalizado e aconchegante. Antigamente, era comum encontrar nas salas dos brasileiros um rack para TV. Isto é, as televisões (de tubo) ficavam sobre o rack ou a estante, a fim de garantir o entretenimento de toda a família.
No entanto, os modelos de TV tiveram um “upgrade”, perdendo o famoso tubo e, passando a ter apenas uma tela plana, cuja peça serve também como decoração de ambientes.
E pensando nisso, as lojas de móveis começaram a vender o nosso querido, painel de TV, ou seja, um suporte de parede para “pendurar” os televisores.
Caso você esteja com dúvidas sobre qual painel para televisão na sala comprar, confira as dicas a seguir!
Como Escolher um Painel para Televisão na Sala
Antes de tudo, você precisa definir qual será o material utilizado na fabricação do seu painel. Dentre as principais opções temos:
- MDF ou MDP – Nesse caso, o painel para televisão na sala é constituído por placas de madeira reconstruída. Geralmente, esses painéis são revestidos por uma espécie de capa de madeira. Além de ser leve e versátil, eles são mais baratos.
- Madeira – Se você preferir um painel de TV feito de madeira, terá que escolher entre o mogno, carvalho, cedro, pinho e outras. Afinal, existem muitas madeiras que são utilizadas na fabricação desse tipo de móvel. Sua maior vantagem está na durabilidade e resistência. No entanto, painéis feitos de madeira são bem mais caros.
- Revestimentos – Por fim, existem painéis de TV feitos de revestimentos, onde sua construção é feita a partir do uso de revestimentos na parede. Em suma, podem ser compostos de pedras naturais, azulejos, tijolinhos etc. A maior dificuldade em construir esse tipo de painel está na mão de obra especializada. Todavia, ele é uma excelente opção para quem deseja ter um painel personalizado.
Estilo de Decoração
Tendo escolhido o material, é hora de alinhar a peça ao estilo de decoração da sua casa, sobretudo, da sala.
Para evitar erros, procure harmonizar o painel com os demais objetos da sala. Nesse sentido, você pode escolher uma peça rústica, com cortes irregulares ou ainda, mais minimalista, com uma cor neutra e pouco chamativa.
Lembre-se que o mais importante é garantir que o painel para televisão na sala, seja elegante, funcional e combine com a decoração do ambiente.
Avalie o peso e o tamanho do televisor
Ainda que seu painel de TV tenha uma função decorativa, é preciso se atentar a sua verdadeira funcionalidade, suportar a TV. Em síntese, o painel precisará corresponder as dimensões e ao peso de sua tela.
Em sua grande maioria, as lojas de mobiliário vendem peças prontas, como por exemplo, painel para TV de 32″. Entretanto, é preciso avaliar a carga total suportada pelo painel, visto que, geralmente, além da TV, costuma-se colocar outros objetos no painel, como outros eletrônicos, livros, roteadores, porta-retratos etc.
Benefícios de Comprar um Painel para Televisão na Sala
Por fim, vale lembrar que além da funcionalidade, o painel de TV para a sala é um objeto de decoração sofisticado e muito versátil. Portanto, se o seu objetivo é criar um ambiente requintado, porém, discreto, o painel de TV foi feito para você.
Sem contar que, ele não ocupa o mesmo espaço que uma estante ou um rack ocuparia, favorecendo a circulação no ambiente e, garantindo a otimização dos espaços.
Ademais, se você tem animais de estimação e crianças em casa, o painel para televisão na sala é uma ótima maneira de garantir a segurança dos seus aparelhos eletrônicos, afinal, todos eles ficarão fora de alcance.
Gostou dessas dicas? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos do Facebook!