Em uma rápida pesquisa pelo Google, encontramos dúvidas como esta: “O que não posso colocar no micro-ondas?”. E para respondê-la, preparamos este artigo incrível. Antigamente, as pessoas utilizavam o micro-ondas apenas para esquentar algum tipo de alimento que já estivesse pronto. Portanto, não se ouvia dizer que era possível preparar a comida utilizando esse eletrodoméstico.
Mas, hoje em dia tudo mudou! É possível preparar refeições inteiras usando o micro-ondas. Isto é, você consegue fazer desde o almoço (um arroz, por exemplo) até a sobremesa (como um bolo no copo).
Entretanto, vale dizer que o micro-ondas é um aparelho que emite radiação. E ainda que cientistas garantam que ele não oferece riscos à saúde humana, seu uso reduz a qualidade nutritiva dos alimentos. Por isso, use com moderação!
O que não posso colocar no micro-ondas?
E para sanar sua dúvida sobre o que não se pode colocar no micro-ondas, selecionamos os principais tipos de materiais e alimentos que devem ser evitados ao utilizar esse equipamento:
Objetos de Plástico
Alguns objetos de plástico liberam substâncias químicas que são prejudiciais à saúde. Portanto, é preciso evitar o contato desse material com o micro-ondas.
Mas, não são todos!
Apenas os objetos de plástico que contém bisfenol A (BPA), dioxina e ftalatos devem ficar longe do micro-ondas. É possível conferir na embalagem do produto se existe a presença de uma dessas substâncias em sua composição.
Alumínio
O alumínio pode causar intoxicação em humanos, o que por sua vez, pode levar a problemas intestinais, fadiga, náuseas e anorexia.
Ao usar o alumínio em um micro-ondas você se arrisca, pois pode prejudicar sua própria saúde. Sem contar que o alumínio aquecido pode resultar em faíscas dentro do eletrodoméstico, causando um incêndio na casa.
Papel-filme
Por ser um plástico, ele contém as mesmas substâncias citadas anteriormente (bisfenol A (BPA), dioxina e ftalatos). Nesse sentido, o vapor gerado no aquecimento pode contaminar sua refeição.
Isopor
O isopor é feito de poliestireno, um produto que ao ser aquecido no micro-ondas libera estireno, que se transforma em hipóxido, considerada uma substância altamente cancerígena.
Alimentos que não devem ir ao Micro-ondas
Mas, além dos materiais, ainda existem alimentos que não devem ir ao micro-ondas. São eles:
- Alimentos que possuem membranas (pele). Como Tomates, Salsicha, Linguiça etc.
- Devido sua fragilidade, ao ir no micro-ondas o ovo irá se despedaçar em poucos segundos.
- Alimentos com baixa ou nenhuma umidade, como pães, por exemplo. Isso porque, eles tendem a endurecer rapidamente.
Cuidados a serem tomados durante a utilização do micro-ondas
Agora confira algumas medidas de segurança para evitar acidentes durante o uso do forno micro-ondas:
- Só utilize plásticos recomendados para o uso nesse tipo de equipamento. Geralmente, existe uma recomendação de uso na própria embalagem do plástico.
- Considere utilizar o micro-ondas apenas uma ou duas vezes por dia, no máximo. Seu uso contínuo não é apreciado pelos órgãos públicos de saúde. Portanto, vale a pena considerar essa sugestão.
- Ao aquecer alimentos líquidos, incluindo a água, tenha cuidado durante o manuseio. Isso porque, eles podem alcançar temperaturas elevadas em tempo recorde, o que pode resultar em queimaduras de até terceiro grau.
A saber que o uso consciente do micro-ondas pode resultar em benefícios para o dia-a-dia, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e continue acompanhando nossas publicações aqui no blog.