Embora o tema reciclagem seja bastante difundido no mundo todo, como saber o que é reciclável? Nesse artigo, vamos descobrir isso juntos! Quando falamos a palavra “reciclar” nos referimos ao ato de reaproveitar determinada matéria-prima. Nesse sentido, alguns tipos de materiais passam por transformações químicas e físicas para poder dar vida a um novo objeto. Esse novo objeto pode ter a mesma aparência do anterior, ou ainda, servir como base para a criação de um objeto de diferente forma.
Em todo caso, a reciclagem serve para dar vida a “coisas que seriam descartadas no lixo comum”. E o maior benefício desse processo é a garantia de que o meio ambiente sofrerá menos com as ações humanas.
Qual a importância de separar e descartar o lixo reciclável corretamente?
Em suma, ao separar e fazer o descarte correto do lixo, você ajuda a preservar o meio ambiente, pois a reciclagem é capaz de reduzir a extração de recursos naturais. Além disso, contribui para uma diminuição de lixo em aterros sanitários, que por sua vez, contaminam o solo do ambiente.
Outro aspecto que deve ser considerado, é o impacto socioeconômico. Isso porque, ao colaborar com a reciclagem dos objetos, você assegura que milhares de pessoas que vivem da reciclagem no país, possam ter sua renda mensal garantida.
Sem contar que reciclar é um ato de consciência. Portanto, é uma condição humanitária, que precisa ser tratada como prioridade em todo o planeta.
Sendo assim, lembre-se que você pode começar a separação do lixo em casa, mas para fazer isso corretamente é preciso descobrir como saber o que é reciclável. Vamos lá?!
Como saber o que é reciclável?
Em linhas gerais, os objetos recicláveis e não recicláveis são divididos da seguinte forma:
– Papéis – Você não pode reciclar papéis que tiveram contato com algum tipo de material orgânico. Como o papel higiênico, por exemplo. No geral, os demais podem ser reciclados.
– Plásticos – Os plásticos que também estiveram envoltos em materiais orgânicos e/ou materiais químicos, ficam fora da lista dos recicláveis. Como por exemplo, as fraldas descartáveis e solventes. Quanto aos demais, você poderá reciclar.
– Vidros – Embora a maioria dos vidros seja reciclável, os vidros temperados de box de banheiro e de automóveis, não podem ser reciclados.
– Metais – Muitos metais podem ser reciclados, todavia, àqueles que serviram como embalagem de produtos químicos, ficam de fora da lista. Como por exemplo, frasco de aerossol, tinta e/ou inseticida.
Em todo caso, para não ter dúvidas sobre o destino correto desses materiais, é importante ter certeza de que o descarte esteja sendo feito corretamente. Nesse hiato, estamos nos referindo a coleta seletiva.
Você não precisa ter uma lixeira para cada tipo de lixo. Mas, pode e deve separar os lixos em sacolas diferentes. Dessa forma, o catador terá maior facilidade em manusear os resíduos.
Aviso Importante
Antes de jogar fora um material reciclável, você precisa lavá-lo. Portanto, embalagens de vidro e plástico que estavam em contato com alimentos, devem ser lavadas antes de ir para o lixo.
Do contrário, pode ser que sua embalagem acabe no aterro sanitário, mesmo podendo ser reciclada em algum momento.
Dicas para Separar e Descartar o Lixo corretamente:
- Sempre separe o lixo seco do lixo orgânico – Você não precisa separar o material reciclável por tipo, mas é fundamental que o separe de materiais úmidos.
- Lave os vidros, plásticos e metais – Como citamos, é comum que materiais sujos acabem indo para o lixão mesmo sendo recicláveis, por conterem resíduos de materiais orgânicos. Evite que isso aconteça!
Agora que você já sabe o que é reciclável, compartilhe esse conteúdo com seus amigos do Facebook e contribua para um mundo melhor!