Aprenda como fazer um varal caseiro em passos simples, a fim de garantir que não haja problemas durante a execução da montagem, nem durante seu uso. Utilizar um varal caseiro é uma excelente maneira de secar suas roupas. Afinal, além de economizar energia deixando de usar secadoras de roupas, você também consegue garantir que o planeta sofra menos impactos ambientais, o que por sua vez, é comum na utilização excessiva de equipamentos ligados na rede elétrica.
Portanto, essa é uma saída sustentável e ecológica.
Todavia, antes de sair fazendo seu próprio varal, será preciso considerar algumas questões pertinentes, como por exemplo:
- Espaço disponível;
- Local de instalação;
- Localização da casa em relação ao sol.
Feito isso, agora é só seguir os passos que serão citados a seguir!
Como fazer um varal caseiro?
Em primeiro lugar, demarque o local onde o varal caseiro será instalado. Nesse sentido, é fundamental considerar o comprimento do varal e como ele influenciará no tráfego de pessoas da casa.
Escolhendo o Local de Instalação do Varal Caseiro
Isto é, antes de fazer seu varal, é importante observar se o local escolhido não será um incomodo para os moradores da casa.
Por exemplo, se você colocar o varal em um corredor que liga um ponto da casa a outro ponto, pode ser que pessoas transitem por ele, o que por sua vez, não será bom nem para as roupas que estão secando, nem para os habitantes do lar.
Ainda pensando na escolha do local, considere também outros fatores que podem ser prejudiciais para as roupas, como a presença de animais de estimação, por exemplo.
Materiais Necessários
Para fazer seu varal caseiro será preciso:
- 3 Postes de madeira tratada de 1,8 m cada;
- 2 Pitões;
- Brocas;
- Rolo de linha para varal com 30 metros;
- Cimento (caso vá fixar os postes no chão, se esse for o caso, os postes precisam ter pelo menos 2,5 m);
- Martelo ou Furadeira;
- Nivelador de postes.
Instalação do Varal
As peças de roupas não poderão ficar muito altas, assim como, não poderão ficar arrastando no chão. Daí, a importância em garantir que os postes tenham cerca de 1,8 m (considerada a altura padrão para a instalação de um varal).
Se você for fixar os postes no chão, eles deverão ser maiores, a fim de ficarem firmes no solo e ainda assim, terem o tamanho ideal para estender as roupas.
Em todo caso, meça os postes e garanta que os 3 terão mais altura. Se você não for fixá-los no chão, é importante ter um local apropriado para abrigar os postes, dessa forma, você poderá tirá-los e usá-los somente quando necessário.
Para fazer a instalação dos postes no solo, faça as perfurações nos locais demarcados e em seguida, fixe os postes nos buracos. Dois postes ficarão nas extremidades e um no meio para dar sustentação ao varal.
Depois de ter garantido que os postes estão firmes, prepare uma maça de cimento com água e preencha o buraco, fazendo com que os postes fiquem presos de maneira resistente e segura.
Fure os postes (cerca de 15 cm abaixo do topo da madeira) e coloque as brocas. Faça isso nos 3 postes de madeira. Em seguida, insira os pitões, de modo que fiquem bem firmes.
Por fim, passa a linha de varal pelos 3 postes. Certifique-se de que a linha ficará bem firme, a fim de garantir que as roupas não caiam por conta do peso.
Amarre a linha do varal nas duas extremidades e queime as pontas, para evitar que desfiem.
Pronto! Agora você já sabe como fazer um varal caseiro corretamente!
Compartilhe essa ideia com os amigos do Facebook!