Ambientes que ficam no alto e tem criança ou animais de estimação precisam de uma tela de proteção para janelas de apartamento. Confira algumas instruções básicas sobre esse objeto de segurança. Embora esteja cada vez mais comum comprar apartamentos, ora por seu custo-benefício, ora pela segurança, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como garantir a proteção de crianças, idosos e animais de estimação.
Em suma, indica-se uma tela ou rede de proteção para janelas e sacadas, o que por sua vez, assegura aos moradores mais conforto e tranquilidade em seu dia-a-dia.
Portanto, para garantir a segurança de sua família, confira algumas informações relevantes sobre a tela de proteção para janelas de apartamento.
Por que investir em uma tela de proteção?
Infelizmente, os acidentes domésticos são grandes vilões, no que se refere, a letalidade de crianças no Brasil. Sendo que, a grande maioria acontece por falta de proteção em janelas, sacadas, varandas etc.
Além disso, comumente, somos bombardeados com notícias relacionadas a idosos que sofrem quedas por conta de sua falta de equilíbrio (muito comum na terceira idade). Sem contar, que até os animais são vítimas de acidentes em altura.
Nesse hiato, é imprescindível investir em uma tela de proteção para janelas de apartamentos, visto que, através delas é possível reduzir significativamente, o número de mortes e acidentes decorrentes de quedas.
Como escolher a melhor tela de proteção?
A saber que existem algumas questões pertinentes relacionadas a escolha da tela de proteção, vamos conhecer os aspectos mais relevantes dessa escolha:
– Diretrizes do Condomínio – A maioria dos condomínios possuem um manual que estabelece um padrão na instalação de telas de proteção. Portanto, converse com seu síndico sobre quais as exigências do prédio quanto à instalação de telas.
– Tamanho da malha – Geralmente, usa-se malhas de 7 a 10 cm de vão, para proteger crianças e idosos. Todavia, telas para animais de estimação, principalmente, gatos – recomenda-se uma malha de 3 a 5 cm.
– Material da tela – Escolha entre a poliamida e o polietileno. Lembrando que a poliamida absorve a água da chuva, por isso, tende a amarelar com facilidade.
– Resistência e Garantia – Antes de comprar, verifique o peso suportado pela tela, o grau de temperatura, a resistência ao fogo, tempo de garantia (entre 5 a 7 anos) etc.
– Material dos ganchos – Prefira ganchos de inox, pois sua durabilidade é maior. Além disso, priorize àqueles que possuem mais voltas.
Como instalar uma tela de proteção para janelas de apartamento?
Vale dizer que antes de decidir que você mesmo irá instalar sua tela de proteção para janelas de apartamento, considere contratar um profissional especializado.
Mas, tendo consciência de que não haverá nenhum problema em “auto instalar” a tela, vamos para o passo a passo:
- Defina o espaçamento entre cada nó, sendo que, o ideal é que tenha pelo menos 5 cm entre um e outro;
- Defina o espaçamento entre cada gancho, a saber que o ideal é de 30 cm;
- Compre uma corda de 4mm para prender a tela, esta deve ter pelo menos 40 mm de espessura;
- Utilize uma furadeira e parafusos para instalar os ganchos;
- Use uma bucha que seja coerente com o tamanho do vão;
- Posicione a abertura dos ganchos, dê preferência para o lado interno, mas, se o batente da janela tiver ao menos 3 cm, instale a tela por fora do batente e acrescente mais 10 cm na largura e na altura nas medidas da tela;
- Caso seu batente tenha mais de 3 cm, faça a instalação em cima do batente, usando o próprio vão da janela;
- Encaixe a tela nos ganchos instalados na parede e remova o excesso com o auxílio de uma tesoura;
- Evite cortar a tela antes dos nós. Portanto, sempre corte com alguma sobra;
- Use o cordão para cercar a rede de maneira alternada (para dentro e para fora, e assim por diante);
- De um nó firme na ponta do fio que fica no primeiro gancho;
- Crie uma tensão na rede, esticando o fio com força. Corte os excessos e prenda a outra ponta do fio com um nó;
- Verifique se a rede está firme e com boa sustentação. Se tudo estiver correto, a instalação está concluída.
Agora compartilhe esse tutorial em suas redes sociais!