Aprenda como reutilizar borra de café nas plantas e mantenha o solo enriquecido sem precisar adicionar produtos industrializados. Você sabia que a borra de café é rica em nutrientes essenciais para o solo? A começar pelo fato de que a borra de café contém nitrogênio, carbono e matéria orgânica. Essa mistura de componentes pode fazer muito bem à saúde de suas plantas.
No entanto, existem alguns métodos de fazer isso de modo eficiente. Do contrário, você pode acabar prejudicando a fertilização do solo, o que por sua vez, mataria as plantas.
Benefícios de usar a borra de café nas plantas
Infelizmente, metade do lixo produzido por nós, é matéria orgânica. Isto é, restos de comida, cascas, vegetais etc.
Nesse sentido, anualmente, deixamos que 2 bilhões de toneladas de matéria orgânica sejam despejados em aterros sanitários.
Contudo, através da compostagem, assim como do uso consciente desses resíduos (como é o caso da borra de café) podemos mudar o destino do lixo. Transformando-o em fonte de vida.
Portanto, ao enxergarmos a possibilidade de criar um sistema justo e sustentável, conseguimos produzir lixo de maneira consciente e responsável.
Como reutilizar borra de café como fertilizante para as plantas
Um dos meios de transformar a borra de café em fertilizante é misturando-a com outros adubos orgânicos. De preferência, àqueles que sejam ricos em potássio, como é o caso do esterco.
Mas, além do esterco, você pode usar cascas de frutas e legumes fermentadas. Para isso, basta deixá-las em um recipiente por cerca de 2 meses.
Além disso, você pode misturar a borra de café com água, numa proporção de 100 gramas de borra para 1 litro de água. E aí, basta borrifar a mistura nas plantas.
O café vai agir como um agente protetor, que repele insetos e larvas. Ele também consegue eliminar fungos e bactérias que podem matar as plantas.
Como usar borra de café nas plantas durante a compostagem
Além de servir como repelente para espantar insetos, fungos e bactérias, bem como, de ser um excelente adubo – a borra de café também pode fazer parte do processo de compostagem.
O processo é o mesmo que acontece na fertilização, todavia, a compostagem, conserva a umidade do adubo e pode ser usada mais de uma vez.
Utilize 20% de borra de café para 80% de materiais orgânicos misturados. Isto é, cascas, restos de comida, folhagem etc.
De tempos em tempos, renove sua composteira, adicionando mais borra de café e de outros materiais orgânicos.
Conclusão
Em resumo, reutilizar a borra de café em plantas é uma excelente maneira de realizar a manutenção de suas plantas e hortas. Sem contar que, através dessa ação consciente você contribui para um mundo melhor.
Dica Bônus
Por ser um ingrediente muito fino, a borra de café precisa ser colocada com cautela sobre a terra, a fim de evitar que a camada fique muito grossa e atrapalhe a rega.
Espalhe uniformemente a borra por toda a extremidade da composteira. Dessa forma, você conseguirá garantir que a água seja absorvida como de fato, deve ser!
E aí, o que achou desse conteúdo? Comente aqui embaixo e compartilhe em suas redes sociais!