Conheça as vantagens e desvantagens do piso flutuante e entenda os motivos desse piso estar em evidência no mundo da arquitetura e decoração. Evidentemente que, quem mora em apartamento está mais familiarizado com o tal piso flutuante, afinal, ele é considerado muito comum em prédios residenciais e comerciais, devido sua facilidade na instalação.
Isso porque, o piso flutuante é uma variante do revestimento vinílico ou laminado. Contudo, sua grande diferença dos demais modelos é que ele não necessita de argamassa ou cola para ser instalado.
Para instalar um piso flutuante em casa, basta encaixar uma peça na outra. Daí o nome peculiar, pois a ideia é que ele fique ‘flutuando’ sobre o contrapiso ou sobre o piso anterior.
Em todo caso, pode-se afirmar que esse tipo de piso além de ser bonito, é de fácil aplicação. Mas essas não são suas únicas vantagens. Veja a seguir:
Piso Flutuante: Vantagens
Conforto térmico e acústico
Em primeiro lugar, uma das grandes vantagens do piso flutuante é que ele garante um conforto térmico muito grande para o ambiente. Por isso, é bastante indicado para regiões mais frias do país.
Além disso, o isolamento acústico desse piso merece destaque. Isso porque, ele diminui os ruídos causados pelo tráfego constante, ideal para quem mora em apartamento.
Fácil instalação
Como foi dito anteriormente, para instalar o piso flutuante é muito fácil. Basta colocá-lo por cima do piso anterior. Sem contar que sua instalação não resulta em sujeira para o ambiente.
Maior Resistência e Durabilidade
Ainda que não pareça, os pisos vinílicos e laminados possuem uma alta resistência, o que aumenta seu tempo de vida útil.
Não é a toa que eles são indicados para áreas comerciais, visto que, são resistentes a ambientes de tráfego intenso.
Imita Madeira
Para os amantes do piso de madeira, saiba que é possível ter um piso flutuante que imita madeira.
Na verdade, existem muitas cores e texturas no mercado. Portanto, você pode optar por essa solução, independentemente da sua decoração.
Piso Flutuante: Desvantagens
Mas, nem tudo são flores!
Existem algumas desvantagens que devem ser consideradas. Confira:
Barulho interno
Por mais que esse piso ofereça um conforto acústico, ele não isola os barulhos internos dos ambientes. Ou seja, quem estiver no lado de fora da casa não irá ouvir o que se passa dentro, mas quem está dentro, está sujeito a escutar sons agudos provenientes de quedas de objetos sobre o piso.
Baixa resistência a umidade
Outro aspecto negativo desse revestimento é que ele possui baixa resistência com relação a umidade.
Portanto, ele não é indicado para áreas molhadas, como banheiro, cozinha e quintais ou varandas.
Além disso, é preciso tomar cuidado com animais de estimação, que porventura, possam urinar no piso da casa. Isso resulta em grandes manchas amareladas sobre o piso flutuante (sem falar no forte odor).
Quanto custa o piso flutuante?
Mas talvez você esteja convencido(a) de que essa é uma excelente opção para sua casa e queira comprá-lo. Quanto será que custa esse revestimento?
Atualmente, existe uma grande variação no preço do material, sobretudo, por conta das incertezas da economia mundial. Mas, no geral e já considerando a instalação, o metro quadrado está em torno de R$70,00 (laminado) e R$85,00 o vinílico.
Esse conteúdo te ajudou? Então compartilhe em seu Facebook e ajude outras pessoas que também estão com a mesma dúvida que você!