Descubra quais os melhores tecidos para fazer um puxa saco para cozinha diferente. Além disso, aprenda como fazer o seu próprio puxa saco. É muito comum que a maioria de nós reutilize as sacolinhas plásticas que recebemos no supermercado, padaria, açougue… Pois além de ser algo positivo para nós, é ótimo para o planeta. Afinal, essa ação é benéfica para o meio ambiente, já que reduz o excesso de lixo plástico poluindo rios, lençóis freáticos etc.
Em função disso, nasceram os ‘puxa-sacos para cozinha diferente’, cuja finalidade é armazenar essas sacolas de um jeito prático e versátil. Mantendo tudo bem organizado dentro da cozinha.
Ainda que existam muitos modelos diferentes, o que realmente importa é ter um desses em casa, a fim de garantir a ordem e incrementar ainda mais a decoração do ambiente.
Tecidos para fazer puxa saco para cozinha diferente
Em primeiro lugar, vamos te apresentar os tecidos mais utilizados na fabricação de um puxa saco para cozinha diferente. Anote aí e providencie o seu!
Algodão Cru
O tecido de algodão cru é denso, ou seja, é mais grosso que o tecido de algodão comum. Por meio disso, ele não recebe nenhum tipo de corante, e é ideal para a construção de um puxa saco rústico e campestre.
Utilizar esse tecido em casas de campo e zonas rurais é a melhor opção.
Algodão
Em contrapartida, temos o tecido de algodão puro. Com seus 100% de algodão, ele pode ser estampado e por isso, é a opção da maioria das pessoas que criam objetos decorativos para cozinha.
Ele é um tecido resistente, que pode ser lavado sem que estrague facilmente.
Oxford
O tecido Oxford é sintético e muito maleável. Sua vantagem, é que apesar da flexibilidade ele possui tramar firmes, sem que a sujeira seja absorvida em sua superfície.
Ele possui um excelente custo-benefício e não precisa ser lavado com tanta frequência.
Feltro
Por fim, temos o tecido de feltro, que é usado por inúmeras pessoas que trabalham com artesanato.
Isso porque ele é fácil de manipular e bem barato. Contudo, o feltro é muito sensível e pode ser rasgado com facilidade. Seu uso não é indicado para criar a estrutura do puxa saco, mas sim, para adicionar pequenos detalhes ao tecido.
Como fazer um puxa saco para cozinha diferente
Agora vamos ao tutorial de como fazer o seu próprio puxa saco para cozinha diferente:
Materiais
- Tecido de 50cm (largura) x 55cm (altura);
- Linha;
- Elástico;
- Agulha;
- Alfinete.
Como fazer
– Primeiramente, pegue o tecido que escolheu e costure a bainha das extremidades. Isso precisa ser feito em todas as pontas do tecido para evitar que fique sobras de linha.
– Feito isso, junte os lados do tecido sentido centro e costure-os, de maneira que ele fique unido por igual.
– Em seguida, forme os furinhos nas partes inferior e superior, com efeito de que haja entrada e saída para as sacolas. O ideal é costurar a uma distância de 5 cm da bainha.
– Use o alfinete para transpassar o elástico por todo o tecido. Mantenha-o esticado quando estiver costurando, a fim de franzir o tecido todo.
– Por último, feche as extremidades com uma costura por fora do tecido, criando um acabamento perfeito.
Dica bônus
Agora que você já sabe quais são os melhores tecidos e como fazer seu próprio puxa saco para cozinha, pense no formato que deseja e crie composições lúdicas que combinem com o restante da sua decoração.
Existem muitos modelos de puxa saco, como por exemplo:
- Formato de galinha;
- Puxa saco de coruja;
- Formato de pinguim…
Deixe sua criatividade fluir e coloque a mão na massa!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e continue nos acompanhando aqui no blog.