Não sabe como limpar carpete de escritório? Temos a solução para o seu problema! Aprenda a fazer uma limpeza profunda e confira nossas dicas de manutenção. O escritório é uma área comum, e como a grande maioria desses ambientes, ele recebe um fluxo contínuo de circulação. Embora o trânsito intenso de pessoas possa significar que o ambiente de trabalho esteja prosperando, é preciso lembrar que em contrapartida, a quantidade de sujeira trazida por todas essas pessoas, equivale a mesma proporção.
Portanto, é imprescindível aprender como limpar corretamente esse local, sobretudo, aqueles que contam com o carpete como revestimento – pois esse material abriga um número ainda maior de sujidades.
Como limpar carpete de escritório?
Em primeiro lugar, é preciso dizer que para limpar carpete de escritório você precisa de um aspirador de pó. Afinal, sem ele dificilmente você conseguirá eliminar todo o pelo e poeira, trazidos pelo ar e pelos sapatos das pessoas.
Além disso, o ideal é que em caso de manchas de café, ou respingos de alguma outra bebida, a limpeza seja feita de maneira imediata, evitando que a mancha fique impregnada no carpete.
No entanto, existe uma regrinha básica quanto a eliminação de manchas em carpete, que deve ser respeitada a menos que você não ligue em ter um borrão no chão do escritório: nunca esfregue a mancha, do contrário, ela ficará ainda maior!
Em função disso, para tirar mancha de carpete, o ideal é:
- Ter em mãos um removedor de manchas;
- Borrifá-lo de ‘fora para dentro’ da mancha (isso evitará que a mancha se espalhe);
- Secar a área com papel toalha para que as fibras do carpete voltem a posição original;
- Colocar um peso sobre a superfície molhada;
- Usar o aspirador de pó para finalizar a limpeza.
De modo simples, você consegue retirar toda a mancha do local.
Como fazer um removedor de manchas para carpete caseiro?
Para 1 litro de água adicione:
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 10 gramas de cravo da índia triturado;
- 10 gramas de canela triturada;
- 200 ml de chá de ervas verdes (você pode misturar alfazema e alecrim, por exemplo).
Misture bem e use para borrifar as manchas do carpete, deixando agir por alguns minutos.
Cuidados com o carpete de escritório
Decerto, não há como negar que usar carpete em escritório é um jeito de garantir o conforto que o ambiente merece, mas existem alguns cuidados que precisam ser tomados, antes de instalar esse revestimento em seu local de trabalho.
Qual deve ser a frequência de limpeza?
A começar pela frequência da limpeza, que devido à grande quantidade de fibras que acumulam sujeira em sua superfície, requer uma atenção especial.
A recomendação é que se limpe o carpete de escritório com aspirador, ao menos 2x por semana. Sendo que, deve ser realizada uma limpeza profunda, pelo menos a cada 6 meses.
Como gerir a manutenção do carpete?
Uma dica inteligente para conseguir gerir a manutenção do carpete, é utilizar amido de milho sobre a superfície, deixando agir por aproximadamente meia hora.
Dessa forma, a limpeza é feita a seco e o processo te dá mais tempo para realizar as limpezas periódicas.
Bônus: Método para Limpeza Profunda
Por conseguinte, a limpeza profunda não pode ser evitada, nem mesmo esquecida.
Sendo assim, se você não tiver tempo, é melhor contratar uma empresa especializada em limpeza de carpetes de escritório, pois essa é uma alternativa interessante e de ótimo custo-benefício!
Por fim, ainda nos resta a opção de limpar o carpete de escritório com vinagre, cuja solução é bem simples de preparar. Em uma xícara, adicione:
- 1/5 colher de sopa de vinagre branco;
- 2 colheres de sopa de sal;
- 2 colheres de sopa de borato de sódio (encontra-se em farmácias).
E aí, gostou dessas dicas de como limpar carpete de escritório?
Compartilhe nosso artigo com os amigos do Facebook e continue acompanhando nossas publicações.