Você sabe como escolher uma cortina para quarto infantil? Nesse artigo você confere dicas de como utilizar esse elemento na decoração. As cortinas para quarto infantil asseguram o conforto que a criança merece. Afinal, elas protegem o ambiente contra a entrada de raios ultravioletas, bem como, aumentam a privacidade do quarto.
Para decorar um quarto de criança é essencial se apoiar na alegria que há em todo o processo do desenvolvimento infantil.
Para isso, existem muitas possibilidades lúdicas, que podem ser construídas para formar a personalidade e estimular a criatividade do indivíduo nessa fase da vida.
Entretanto, ao escolher a cortina para o quarto, vale ressaltar que é fundamental ter em mente o controle da iluminação que a peça tem a oferecer, bem como, qual o espaço disponível para a instalação do tecido.
Afinal, a criança vai brincar, estudar e dormir no ambiente, portanto, é necessário optar por uma cortina que se adeque a todas essas necessidades.
Como escolher uma cortina para quarto infantil?
Decerto, a cortina para quarto infantil é um elemento que proporciona o equilíbrio ideal na decoração do ambiente, afinal, ela pode combinar com o mobiliário, com as roupas de cama, tapetes etc.
Mas, antes de tudo, é preciso observar se o tecido a ser escolhido irá garantir o bem-estar da criança, pois avaliar o controle da iluminação e o conforto térmico são fundamentais na hora da compra.
Como dica para escolher a cortina para quarto infantil, existem alguns aspectos que podem ser avaliados pelos pais. Tais como:
- Proteção contra a entrada de poluentes e microrganismos;
- Isolamento contra raios UV;
- Material fácil de limpar ou lavar;
- Tamanho da janela;
- Cores das paredes ou papel de parede;
- Cores do mobiliário.
Qual o melhor material para a cortina infantil?
O material da cortina para quarto infantil é um fator muito importante, na hora da escolha, afinal, o tecido precisa evitar a entrada de ar e luz em excesso, assim como, deverá ser leve e refrescante.
Atualmente, o mercado oferece diversos tecidos para cortinas infantis, mas nós temos algumas orientações a fazer para te ajudar na escolha:
- Se o quarto for bastante iluminado, o melhor é optar por um material de sarja ou algodão, pois isso reduzirá a entrada de luz natural;
- Se o quarto for muito escuro, o ideal é escolher um material mais fino, como por exemplo, a cortina de seda, voal ou chiffon;
- Para ter um controle total quanto a entrada de luz natural, nossa recomendação é a cortina com tecido blackout, que oferece a possibilidade de controlar a intensidade da luz, por ter duas camadas de tecido em sua composição;
- Se a criança é alérgica, ou mesmo, para evitar o surgimento de alergias, o ideal é comprar uma cortina impermeável. Geralmente, as persianas para quarto infantil, são mais recomendadas – por serem fáceis de limpar.
Qual modelo escolher?
A escolha do modelo vai depender do estilo da decoração do quarto.
Dentre os principais tipos de cortina infantis, você encontra os seguintes modelos:
- Romana;
- Rolô;
- Painel;
- Persianas.
Qual o tamanho ideal da cortina?
O tamanho da cortina vai depender do comprimento da janela, e isso pode variar bastante!
O ideal é optar por uma cortina que evite acidentes.
Portanto, se a criança for pequena, ou ainda, um bebê – recomenda-se o uso de cortinas curtas – de difícil acesso.
Mas se os filhos forem maiores, ou pré-adolescentes, uma cortina longa pode ser utilizada sem problemas.
Como usar a cortina na decoração?
Embora a cortina seja um item muito versátil, existem alguns truques que poderão implementar ainda mais a decoração do quarto infantil. Entretanto, é preciso combinar a peça com o resto do décor.
Sendo assim, se o quarto possui paredes e móveis em cores neutras, a cortina pode ser estampada, com listras ou figuras diversificadas.
No entanto, um quarto de menina, onde as paredes são rosas, pede uma cortina princesa, feita de seda e com rendas.
As cortinas florais combinam com um mobiliário claro, em tons pastéis e alaranjados. Já as persianas são ideais para o quarto de pré-adolescentes, que também fazem do quarto um ambiente de estudo.
E aí, ficou com alguma dúvida sobre cortinas para quarto infantil?
Deixe seu comentário e aproveite para compartilhar nosso artigo com os amigos das redes sociais.