Conheça os principais tipos de cortina blackout e saiba como escolher aquele que melhor combina com a decoração da sua casa. No princípio, as cortinas blackout foram desenvolvidas para serem utilizadas nos quartos, afinal, são compostas por uma espécie de forro que corta a entrada de luz, reduzindo o excesso de luminosidade no ambiente.
Entretanto, atualmente são usadas em diversos ambientes, sobretudo em salas de tv, cuja iluminação precisa ser baixa, evitando reflexos na televisão.
Também chamadas de cortinas blecaute, são bastante utilizadas pelos brasileiros, que prezam por ambientes escuros, principalmente no quarto, favorecendo uma noite de sono.
Diante dos diversos tipos de cortina blackout, os mais comuns são aqueles que possuem 70% de bloqueio de luz. Embora, já existem modelos com 100% de bloqueio.
Vale ressaltar que o blackout é uma espécie de forro, cuja construção é feita com um material espesso, que pode ou não, acompanhar sua cortina.
Vantagens de usar uma cortina blackout:
- Regular a temperatura do ambiente;
- Controlar a passagem de luz;
- Manter o ambiente confortável;
- Excelente custo-benefício.
Qual o melhor tipo de cortina blackout?
A escolha do tipo de cortina blackout vai depender muito do estilo da decoração ambiente.
Ou seja, se a decoração for clássica, a cortina precisa ser prática e elegante. Porém, se a decoração for minimalista, a cortina deverá ser moderna.
A seguir, confira os principais modelos de cortinas e saiba qual deles combina mais com o seu estilo:
Cortina Romana com Blackout
A cortina romana, também chamada de painel de tecido liso, é caracterizada por seu formato de sanfona.
Ela combina muito bem com decorações minimalistas e contemporâneas, por ser sofisticada e moderna.
A cortina romana reduz a luminosidade do ambiente, não possui ruídos ao ser aberta ou fechada, e ainda pode ser comprada com um sistema de automação, onde se abre e fecha através de um controle remoto.
Cortina Rolô com Blackout
Embora a cortina rolô também possua um design elegante e possa ser utilizada em ambientes modernos, é preciso ressaltar que geralmente são encontradas na cor branca – o que pode “engessar” a decoração.
Entretanto, se a ideia é manter o controle total de abertura, esse é o modelo ideal, pois ela é caracterizada por garantir o fechamento completo da janela, o que evita qualquer entrada de luz no ambiente, bem como, é perfeito para assegurar a privacidade do local.
Cortina Painel com Blackout
Já a cortina painel oferece ao usuário um sistema de deslizamento incrível, que ao ser acionado deixa o ambiente com um ar futurístico.
Esse modelo possui uma única camada, portanto para ter um blackout na medida ideal, é preciso avaliar de maneira criteriosa, qual será a porcentagem de bloqueio que ela oferecerá ao local.
Cortina Voil com Blackout
Por fim, temos a cortina voil, que ao receber o blackout garante o bloqueio de 100% da luminosidade.
Atualmente, esse é o modelo mais utilizado no país, por ser extremamente funcional e barato!
Dentre suas principais características, estão o ótimo custo-benefício, fácil limpeza (podendo ser lavada na máquina) e conta com um acabamento em fixação, ou bastão e trilho.
Como escolher uma cortina blackout
Geralmente, as cortinas blackout são fabricadas a partir de uma combinação de tecido e blackout.
Nesse caso, a maior parte dos modelos oferece bloqueios entre 50% a 70%, o que assegura o conforto térmico do local.
Dentre os modelos mais comuns, temos:
Tecido branco e blackout
A maioria das pessoas escolhem uma cortina de tecido branco com blackout, por ser uma cor clara que combina com qualquer tipo de decoração.
Além disso, o branco garante a sensação de amplitude do ambiente e deixa a casa com um ar leve e harmônico.
Com o propósito de garantir a redução de luminosidade, é preciso escolher um tecido espesso, que pode ser de poliéster, por exemplo.
Tecido preto e blackout
Decerto o tecido preto garante um bloqueio ainda maior de luz – diminuindo o reflexo de luminosidade no ambiente – sendo que, ele absorve mais calor.
Por isso, são mais indicadas para salas de TV, que precisam ter um grande controle de luz.
Persiana dupla com blackout
Existem ainda as persianas com blackout que são muito utilizadas em escritórios, pois possuem um design minimalista.
Alguns modelos conseguem bloquear 99% da entrada de luz, sendo que muitas delas contam com um acionamento automático, o que facilita seu uso, sobretudo, em ambientes comerciais.
Agora você já sabe que o melhor tipo de cortina blackout é aquele modelo funcional, que atenda às necessidades do ambiente.
Ou seja, todos os modelos são incríveis, porém a escolha deverá ser feita com base nas características do local onde a cortina será instalada.
E aí, ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e continue acompanhando nossas próximas publicações.