Conheça os tipos de telas de proteção para janelas e aprenda como fazer a manutenção preventiva. Manter a segurança do lar é a preocupação de todos nós, principalmente, nos lares com crianças, idosos e animais de estimação. Em função disso, buscar alternativas para evitar acidentes é sempre muito necessário, e para isso, existem as telas de proteção.
Para quem mora em apartamentos e outros locais mais altos, é preciso considerar os riscos de queda, sobretudo, no que se refere a crianças e animais.
A instalação de telas de proteção para janelas é uma maneira de resguardar o ambiente e reduzir as chances de acidentes domésticos.
E ainda vale ressaltar, que as telas protetoras podem ser instaladas em outros locais de risco, como sacadas, portas de correr, e outros lugares abertos e muito altos.
Por que instalar telas de proteção para janelas?
Dentre os motivos mais óbvios estão as quedas de menores, idosos, animais e até mesmo, adultos que porventura, podem se descuidar e cair de uma altura considerável.
Para que moradores de lugares altos possam manter as janelas abertas e a casa arejada, é preciso instalar uma tela de proteção para janelas que garanta a segurança de toda a família.
Além disso, uma janela desprotegida pode ser convidativa para invasores, como pombos, morcegos e outros animais – que por sua vez, transmitem doenças perigosas.
Tipos de telas de proteção para janelas
Na realidade existem 2 tipos de telas de proteção para janelas que são oferecidos no ato da compra: a Poliamida e o Polietileno.
Ambos são compostos químicos, porém cada um apresenta características próprias, que são facilmente notadas:
-
Poliamida
Muitos a chamam de ‘rede de nylon’ – a tela de proteção para janelas de poliamida é ideal para locais internos, pois não é impermeável e absorve sujidades.
Essa tela se parece com um tecido, e por essa razão, com o passar do tempo fica escura e até mesmo, sua estrutura pode ser comprometida. Se comparada com a segunda opção, é mais frágil e tem um tempo de vida útil menor.
-
Polietileno
Já a tela de proteção para janela de polietileno possui um aspecto plástico, sendo ideal para ambientes externos.
Ela possui uma estrutura impermeabilizada e suporta bem as intempéries sem sofrer danos estruturais.
Sua resistência pode ser comparada a do aço, porém chega a ser 7x mais leve. É perfeita para sacadas, janelas e outras extremidades abertas.
Como cuidar das telas de proteção?
Mesmo depois de conhecer os tipos de telas de proteção para janelas, é preciso saber quais os cuidados necessários para mantê-las em pleno funcionamento, evitando riscos e danos ao material.
A maioria das empresas que oferecem o serviço de instalação de telas de proteção, mantém a garantia padrão do material – que é de 3 a 5 anos. Mas muitas vezes, as telas de proteção têm uma durabilidade média de até 7 anos.
Entretanto, é fundamental observar a aparência da tela frequentemente, para verificar se existem fissuras ou rasgos. Bem como, é preciso analisar a fixação dos ganchos e nós.
Para realizar a limpeza das telas de proteção para janelas, o ideal é usar um pano úmido uma vez por semana. Dessa forma, é possível retirar a sujidade sem danificar o material.
O uso de produtos químicos é vetado, do contrário, é possível que o contato direto com o sol, somado aos produtos químicos, contribua para que a tela arrebente.
Lembre-se que para garantir a segurança de toda a família, é preciso contratar uma empresa especializada em instalação de telas de proteção.
Nossas dicas te ajudaram? Então compartilhe esse conteúdo e ajude outras pessoas a tirarem as mesmas dúvidas que você.