Você sabe qual a diferença entre o piso frio e o piso quente para quarto? Nesse artigo, você aprenderá a escolher o piso ideal para os quartos da sua casa. Escolher o piso certo para todos os ambientes da casa pode não ser uma tarefa fácil, sobretudo, porque cada área possui uma necessidade específica.
Os quartos, por exemplo, são cômodos que devem ser aconchegantes. Considerados a área de refúgio da casa, precisam apresentar todo o conforto térmico necessário para a família.
Portanto, aprender sobre as diferenças básicas dos revestimentos, pode garantir a escolha perfeita para sua reforma. Ainda mais em relação aos pisos, que possuem diversas especificações.
A seguir, confira as diferenças básicas entre piso frio e piso quente.
Diferenças entre piso quente e piso frio
Primeiramente, a maior diferença dos tipos de piso está na sua indicação de uso.
Os pisos frios são mais indicados para áreas molhadas, pois possuem uma alta resistência a um fluxo intenso de água. Sua denominação se dá, por conta do fato de não manterem a temperatura ambiente, ficando sempre ‘frios’.
Geralmente, são mais utilizados em banheiros, lavanderias, varandas e áreas com piscina.
Em contrapartida, estão os pisos quentes, que devem ficar longe de áreas úmidas. Pois não são muito resistentes ao contato direto com água.
Ideais para casas com crianças e idosos, os pisos quentes mantém a temperatura ambiente, evitando o desconforto em ter que pisar em um chão gelado.
Piso quente para quarto
Dentre os principais pisos quentes do mercado, estão as madeiras de demolição, taco, madeiras naturais e o laminado – que também são fabricados a partir de madeiras, porém com a adição de outros materiais industrializados.
Em alguns casos menos comuns, usa-se também o piso aquecido, que é constituído por cabos elétricos, a fim de gerar calor na superfície.
Mas dentre as opções de piso quente para quarto mais utilizadas, temos:
Assoalho de madeira
A madeira é a preferida para ambientes como quartos e salas, afinal, são encontradas em diversas cores, causando um efeito visual muito bonito em toda a casa.
A grande variedade em seus veios, também a torna uma escolha sofisticada, enriquecendo ainda mais o material.
Na decoração, apostar em um tapete felpudo, pode ser a cereja do bolo em um piso quente para quarto de madeira.
Laminado
Outro piso quente bastante utilizado em quartos, é o laminado.
Sua alta resistência à abrasão e riscos, além de sua fácil limpeza e durabilidade se destacam dentre os demais.
Você pode escolher entre uma vasta variedade de cores e tamanhos de piso laminado, o que torna o projeto ainda mais versátil.
A principal característica do piso laminado está em suas lâminas de madeira, um tipo de camada composta por compensados, que o torna ainda mais resistente.
Carpete
O carpete é outra boa opção de piso quente para quarto, pois possui duas grandes funções: garantir o isolamento acústico e manter o ambiente em uma temperatura agradável.
A vantagem de instalar um carpete no quarto está na redução de ruídos, sobretudo, quando ocorre impactos devido a quedas de objetos e móveis.
Além disso, evitar tombos e escorregões é outra grande vantagem desse material, que é capaz de amortecer quedas, devido as fibras utilizadas em sua fabricação.
A única desvantagem pode estar na manutenção, que precisa ser periódica para evitar o surgimento de fungos e bactérias.
E agora que você já sabe quais são os melhores pisos quente para quarto, compartilhe esse conteúdo com seus amigos do Facebook.